As Brigadas de Sapadores da CIM do Médio Tejo continuam a realizar um conjunto de intervenções florestais nos concelhos do Médio Tejo, que se revestem de grande importância no âmbito da silvicultura preventiva e no período critico de incêndios que passou.
Os trabalhos até ao passado mês de setembro de 2021 resultaram na seguinte atuação:
No total destes meses, foram intervencionados 134,8 hectares (ha). Também, durante o período crítico de incêndio, foram ativadas as brigadas, estando 27 dias em pré-posicionamento e empenhadas em algumas ocorrências.
Para além da continuidade dos trabalhos nas parcelas em curso, atualmente já se iniciaram os trabalhos no concelho de Tomar, numa área de 10,7ha e também em Alcanena numa área de 12,5ha.
Salienta-se que a CIM do Médio Tejo dispõe de duas brigadas operacionais de Sapadores Florestais, que atuam sobre a nossa região exercendo atividades de silvicultura e defesa da floresta, nomeadamente: gestão de combustível florestal, manutenção e proteção de povoamentos florestais, vigilância armada, primeira intervenção em incêndios florestais, apoio a operações de rescaldo, vigilância ativa pós-rescaldo e sensibilização. Cada Brigada é constituída por três equipas, com cinco elementos cada.
Estas Brigadas de Sapadores são apoiadas através do Fundo Florestal Permanente.
Foto: CIM Médio Tejo