Quinto lugar defendido com sucesso! Com uma exibição corajosa, segura, categórica, o Sp. Tomar/IPT foi ganhar, nesta tarde de sábado, ao recinto do Benfica por claro 3-5.
Os leões de Tomar entraram para este desafio no quinto lugar, com 10 pontos, mais um ponto que o adversário… e saíram com a vitória no bolso e boas perspetivas de chegarem ao pódio do principal campeonato nacional de hóquei em patins!
Guilherme Silva, com um remate frontal (em lance de insistência), abriu o marcador para a equipa leonina logo no segundo minuto.
O segundo golo leonino (0-2) surgiu, já no minuto 10, por Pedro Martins, após rápida transição pela direita.
Conseguindo repartir o jogo por todo o rinque, os pupilos de Nuno Lopes foram criando situações de perigo junto da baliza de Pedro Henriques.
A pouco mais de dois minutos do intervalo, o Sp. Tomar/IPT dispôs de mais uma grande oportunidade para reforçar a contagem: numa grande penalidade sobre Rúben Sousa (por toque no setique?), o número 66 permitiu a defesa ao guardião internacional português.
Já no último minuto da primeira parte, de livre direto (cartão azul para Pedro Martins por falta sobre Edu Lamas), Carlos Nicolía reduziu para 1-2.
Edu Lamas também viu o cartão azul (falta sobre Pedro Martins) no quinto minuto do segundo tempo: Tomás Moreira atirou forte… e elevou para 1-3.
A décima falta do Sp. Tomar/IPT deu origem a novo livre direto, já no minuto 33: o guardião Francisco Veludo defendeu o remate do argentino Lucas Ordoñez.
Um cartão azul para Ordoñez (por falta sobre Filipe Almeida), passados quatro minutos, levou de novo Moreira para a marca de livre direto: Pedro Henriques travou o remate de Moreira… que rapidamente recuperou a bola e, da esquerda, reforçou o avanço leonino: 1-4.
Moreira, volvidos dois minutos, permitiu a defesa de Henriques na cobrança de mais um livre direto (décima falta do Benfica). O guardião encarnado, muito nervoso, viu logo de seguida dois cartões azuis (o primeiro por toque com o setique em Moreira, na tabela de fundo), deixando a sua equipa com menos um elemento (entrou o jovem guardião suplente Rodrigo Vieira).
Filipe Almeida, no minuto imediato, também viu o cartão azul: Veludo defendeu o remate de Nicolía… e as duas equipas seguiram com um guarda-redes e três jogadores de campo!
Foi já com as duas equipas completas, no minuto 46, que Pedro Martins, após passe de Rúben Sousa, elevou para 1-5.
A reação final do Benfica, além de um livre direto (décima falta do Sp. Tomar/IPT) falhado por Edu Lamas, resultou em dois golos (no minuto 47 e a 18 segundos do último apito), marcados por Gonçalo Pinto.
Amenizaram um pouco o resultado (3-5) mas não impediram a equipa leonina de festejar uma vitória histórica… que a coloca à porta do pódio – em quarto lugar, mas com o mesmo número de pontos (13) do Sporting, terceiro classificado – do melhor campeonato de hóquei em patins.
Na próxima jornada, agendada para dia 20, quarta feira, a equipa tomarense recebe a Juv. Viana (21h00).
Outros resultados desta jornada 6: Sp. Marinhense-Sanjoanense, 7-6; Paço de Arcos-Turquel, 6-5; Sporting-Ó. Barcelos, 7-4; Parede-FC Porto, 3-5; Juv. Viana-Oliveirense, 2-4; Valongo-H. Braga, 6-4.