A Softinsa está a implementar uma solução inteligente e centralizada para a gestão da ocupação de lugares de estacionamento nos parques do Município de Tomar.
A nova plataforma de gestão de estacionamento vai permitir maximizar a utilização dos lugares disponíveis na cidade e vai disponibilizar, em tempo real, as respetivas taxas de ocupação através da instalação de uma rede com mais de 400 sensores conectados a um sistema central.
Este projeto enquadra-se no âmbito do conceito das cidades inteligentes, no qual o Município de Tomar tem vindo a apostar em tecnologia inovadora, em áreas como a Internet of Things (IoT), e a concentrar os seus esforços para se tornar numa Smart Human City, assumindo como principais premissas a reduzir de emissões de CO2, o aumento da eficiência dos recursos e a melhoria da qualidade de vida dos seus cidadãos.
A solução de estacionamento inteligente vai ao encontro destes objetivos, sendo que os habitantes e visitantes da cidade ao pouparem o seu tempo na procura de lugar, deslocando-se apenas para os locais onde têm a garantia de ter um espaço disponível, estão ao mesmo tempo a economizar combustível e reduzir as emissões de gases poluentes.
Os utilizadores poderão aceder à informação relativa ao estacionamento consultando o portal web, as aplicações Android e IOS para dispositivos móveis e também, numa segunda fase, a écrans informativos que estarão localizados em alguns dos acessos aos parques de estacionamento. As plataformas digitais vão disponibilizar o número de lugares disponíveis para os automóveis, motociclos, carregamento elétrico, mobilidade reduzida, cargas e descargas, assim como permitir a consulta das tarifas, obter as direções até ao local escolhido e também receber alertas e notificações.
Uma das exigências deste projeto foi também a sua capacidade de escalabilidade, podendo ser facilmente aplicada a outros locais de estacionamento, bem como no futuro englobar outras funcionalidades, como por exemplo o pagamento de parquímetros e títulos de estacionamento.