Criada a 3 de Setembro de 1991, a ADIRN, associação de direito privado, sem fins lucrativos, nasceu do resultado do PDAR – Plano de Desenvolvimento Agrário Regional, que no seu relatório final sugeria que a comissão de acompanhamento se constituísse em ADL para gestão de uma iniciativa comunitária designada LEADER
com o objectivo de promoção, dinamização e cooperação para o desenvolvimento do Ribatejo Norte, assumindo a partir desta data a dinamização de um território com 1.400 Km2, constituído por seis municípios com mais de 150.000 habitantes.
De imediato se procedeu à candidatura para ser reconhecida como GAL para ser entidade Gestora do LEADER nos 6 concelhos do Ribatejo Norte. Foi uma das 20 entidades a nível nacional credenciadas para esta fase.
Identificadas as potencialidades e carências dos seis municípios pela equipa técnica polivalente, por autarcas e por agentes privados associados, desenvolveram-se parcerias e soube tirar-se partido das medidas disponíveis em Programas Comunitários.
Pela primeira vez neste território se conseguia uma parceira onde existia equilíbrio publico e privado, um espaço onde os municípios podiam articular a sua intervenção. Esta metodologia inovadora desde há 30 anos, acabou por se afirmar e hoje é apropriada pela maioria dos programas e instituições. Relevamos o carater pioneiro da ADIRN que conjuntamente com as outras 19 ADL deram um forte contributo para o desenvolvimento do mundo rural, utilizando a ferramenta LEADER e procurando complementar com outros apoios públicos, procurando sempre maximizar a dinâmica
de base local.
E os investimentos multiplicaram-se debaixo de uma estratégia local com reflexo regional, onde cada município ao procurar valorizar o seu território, sempre soube ser solidário com todos os outros a bem da coesão e dinamização do Ribatejo Norte.