fbpx
16.1 C
Tomar

Anabela Freitas sobre a Air Liquide que vai instalar-se em Tomar: “Prevemos um impacto económico e social significativo com a instalação desta empresa”

Relacionadas

Cinquenta anos do Liceu de Tomar serão comemorados até outubro de 2022

Fundado em outubro de 1971, o Liceu de Tomar, hoje, Escola Secundária Santa Maria do Olival, comemora...

Perturbações ao nível da pressão da água

Na sequência da “Empreitada de Abastecimento à Mendacha a partir da EPAL (Choromela)” das Águas do Vale...

PS faz acordo com CDS para gerir Junta Urbana

Sem maioria na Assembleia de Freguesia Urbana de Tomar, o PS fez um acordo com o CDS-PP,...

Santa Casa reconduz empresa Aplaudir na gestão da praça de Tomar

A Mesa Administrativa da Santa Casa da Misericórdia de Tomar, na sua última reunião, aprovou a renovação do...
Ana Isabel Felício
Ana Isabel Felício
Comecei a trabalhar no Jornal Cidade de Tomar em 1999. Já lá vão uns anitos. Depois de sair da Universidade e de todas as dúvidas e dificuldades que surgem, foi-se construindo um caminho de experiência, com muitas situações, muitas pessoas, muitas aventuras e, claro, muito trabalho. Ao fim de todos estes anos, apesar de todos os percalços que a vida nos vai dando, cá estou, todos os dias a fazer o meu trabalho o melhor que sei, aprendendo com os que me rodeiam e também ensinando alguma coisa.

Na sequência de reuniões com o AICEP (Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal), vai instalar-se, em Tomar, a empresa Air Liquide – Multinacional, segundo avançou a presidente da câmara, Anabela Freitas, na reunião do executivo, na segunda feira. Segundo a mesma, a multinacional vai abrir em Tomar serviços administrativos de suporte às operações do Médio Oriente e da Ásia. Numa primeira fase vão estar a trabalhar em edifícios provisórios enquanto a equipa de arquitetos da empresa desenvolve o projeto para instalações definitivas no concelho, que dará entrada na câmara para licenciamento.  A empresa pretende criar 150 postos de trabalho, 50 destes até ao final do corrente ano e os restantes 100 no decurso no próximo ano. O “Cidade de Tomar” falou com a presidente da câmara, Anabela Freitas, a fim de saber como surgiu o interesse desta empresa em instalar-se em Tomar e quais as expetativas para o concelho com a instalação da mesma.

Cidade Tomar – Como surgiu o interesse da Air Liquide se instalar em Tomar?

Anabela Freitas – A Air Liquide Europe Business Services (ALEBS), Unipessoal, Lda. chegou ao contato com Tomar através da AICEP. Recordo que o município se encontra registado na plataforma de captação de investimento do AICEP. Com a pandemia, muitas empresas aderiram ao teletrabalho, caso da Air Liquide e com toda essa experiência de afastamento da rotina caótica do dia a dia, decidiram, nesta fase de expansão da parte financeira e administrativa da empresa, alocar uma sucursal fora da grande Lisboa, onde está instalada a sede. A escolha estava entre Tomar e um conjunto de outras cidades da região centro. Tomar foi o município que mais rapidamente respondeu, sugerindo e acompanhando as visitas às possíveis instalações, de modo a dar cumprimento às necessidades e requisitos apontados pela empresa. O Instituto Politécnico de Tomar (IPT) teve também um importante papel nesta decisão.

– Que áreas irá desenvolver em Tomar?

Área administrativa e financeira da empresa, trabalhando para todo o Médio Oriente.

– Onde vai ficar instalada para já e onde pretende construir um edifício próprio no futuro?

Ainda não podemos tornar público. O que podemos adiantar é que a empresa vai numa primeira fase para um espaço provisório que necessita de pequenas adaptações, enquanto procede à reabilitação do espaço, que será definitivo, já escolhido pela empresa. Não se tratará de uma construção de raíz, mas sim reabilitação de um espaço já existente. (…)

Uma notícia desenvolvida na edição impressa de 23 de julho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -

Últimas

Cinquenta anos do Liceu de Tomar serão comemorados até outubro de 2022

Fundado em outubro de 1971, o Liceu de Tomar, hoje, Escola Secundária Santa Maria do Olival, comemora...

Perturbações ao nível da pressão da água

Na sequência da “Empreitada de Abastecimento à Mendacha a partir da EPAL (Choromela)” das Águas do Vale do Tejo (ADVT), podem registar-se...

PS faz acordo com CDS para gerir Junta Urbana

Sem maioria na Assembleia de Freguesia Urbana de Tomar, o PS fez um acordo com o CDS-PP, o que garante a João...

Santa Casa reconduz empresa Aplaudir na gestão da praça de Tomar

A Mesa Administrativa da Santa Casa da Misericórdia de Tomar, na sua última reunião, aprovou a renovação do atual contrato em vigor (desde 2019)...

João Victal passa a Vice Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Tomar

Na sua última reunião da Mesa Administrativa da Misericórdia de Tomar, por falecimento do Irmão Vice Provedor Fernando Alberto Assunção Caetano, nos...
- Advertisement -

Mais notícias

- Advertisement -