O desafio The One and Only but Not Lonely apresentado por uma equipa de alunos do Politécnico de Tomar (IPT) e do Politécnico de Leiria foi o vencedor da 1.ª edição de Desenvolvimento de Ideias de Cocriação de inovação do IPT do projeto Link Me Up – 1000 ideias – Sistema de apoio à cocriação de inovação, criatividade e empreendedorismo que decorreu no passado dia 16 de junho, no Auditório Doutor José Bayolo Pacheco de Amorim, no Politécnico de Tomar (IPT). Este projeto promove o espírito empresarial através da capacitação de jovens estudantes e/ou empreendedores com vista ao incremento da qualidade do emprego e à criação de empresas inovadoras. O desafio vencedor vai disputar a edição nacional, em Santarém, no mês de setembro e a edição internacional, em data a definir.
O desafio Are you becoming a Z City? apresentado por uma equipa de alunos do Politécnico de Tomar, da Escola Santa Maria do Olival e da Shanghai Ocean University e o desafio Show Your Smile Again apresentado por alunos do Politécnico de Tomar e da Escola Santa Maria do Olival alcançaram o 2.º e 3.º lugar, respetivamente.
Nesta sessão estiveram presentes, o presidente do IPT, João Coroado e o vice presidente, Nuno Madeira, a diretora do Agrupamento de Escolas Nuno Santa Maria, Celeste Sousa, o diretor do Agrupamento de Escolas Templários, Paulo Macedo, o coordenador do programa de formação de docentes com metodologia Demola Célio Marques, e as professoras Olinda Sequeira e Dina Mateus, facilitadoras e Coordenadoras do Projeto Link Me Up bem como 10 equipas e respetivos facilitadores e um júri de 4 elementos (Softinsa, Nersant, Compta e OTIC-IPT) que avaliou os 10 desafios.
Ao longo de10 semanas, 10 equipas constituídas por estudantes de diversas áreas disciplinares, colaboradores de empresas/organizações e facilitadores trabalharam na resolução de problemas reais/desafios. O processo culmina com a apresentação final das ideias de cocriação de inovação, em que se apontam soluções e caminhos para o futuro.