Patrícia Sampaio está entre os oito judocas portugueses que asseguraram a presença nos Jogos Olímpicos de Tóquio2020, de acordo com a atualização de hoje do ‘ranking’ de qualificação da Federação Internacional de Judo (IJF).
A judoca da Gualdim Pais, a poucos dias de completar 22 anos (30 de junho), já tinha avançado com a novidade na sua página oficial de Facebook.
Recorde-se que Patrícia Sampaio, bicampeã europeia de Juniores na categoria de -78kg (entre muitos outros títulos nacionais e internacionais), sofreu recentemente duas lesões graves: uma fratura com luxação na perna direita no Grand Slam da Hungria, em 27 de outubro de 2020, e uma microrrotura na perna esquerda no Campeonato da Europa (realizado no Altice Arena, em Lisboa), em 18 de abril deste ano.
Jorge Fonseca (-100 kg), bicampeão do mundo, e Telma Monteiro (-57 kg), medalha de bronze no Rio2016, encabeçam a comitiva de judocas lusos, que integra ainda Catarina Costa (-48 kg), Rochele Nunes (+78 kg), Bárbara Timo (-70 kg), Joana Ramos (-52 kg), Patrícia Sampaio (-78 kg) e Anri Egutidze (-81 kg).
Com estas oito vagas asseguradas, a representação portuguesa em Tóquio2020 aumenta para 82 atletas, em 16 modalidades.
A olimpíada da capital japonesa vai ser disputada entre 23 de julho e 8 de agosto, estando a competição do judo programada para o período entre 24 e 31 de julho.
Com Lusa