O Complexo Cultural da Levada, em Tomar, acolheu na manhã de domingo, 18 de abril, Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, a sessão de apresentação da Carta Arqueológica do Concelho “As origens de Tomar” da autoria do arqueólogo Carlos Batata.
Anabela Freitas, presidente da Câmara de Tomar, salientou a importância desta obra pelo facto do vasto património arqueológico do concelho estar, pela primeira vez, sistematizado. “Serve como ferramenta não só, para cada um de nós, conhecer melhor o nosso passado, a nossa história, as nossas memórias mas que também serve como um documento académico para quem estuda e se debruça sobre o nosso território.
Carlos Batata referiu que “dar à estampa uma obra destas é sempre uma mais valia para qualquer concelho” sendo que a ideia desta carta arqueológica passa por revelar os achados arqueológicos que se vieram a verificar no decorrer das obras, mais concretamente, desde que a legislação começou a obrigar os promotores de obras a terem arqueológos a acompanhar os trabalhos.
- Notícia desenvolvida na próxima edição semanal