fbpx
22.7 C
Tomar

Regresso às vitórias diante do despromovido Riba D’Ave, na última jornada da primeira fase

Relacionadas

Creactivity Bus em Tomar de 10 a 14 de maio

O Creactivity Bus é uma iniciativa da Educaixa (parceria do BPI e Fundação "la Caixa") e vai...

Lurdes Ferromau Fernandes: “Sinto necessidade de dar o meu contributo para mudar o paradigma do que se quer para Tomar”

Esta semana, o Jornal e Rádio "Cidade de Tomar" falaram com a candidata do PSD à Câmara...

Reativada a recolha de papel e cartão no concelho

Já foi reativada a recolha de papel e cartão em todos os restaurantes, hotelaria e comércio do...

Ténis Clube de Tomar concluiu as competições na fase regional de Interclubes

O Ténis Clube de Tomar realizou, no passado fim de semana, três encontros com as suas equipas...

Sp. Tomar/IPT e Riba D’Ave entraram para a última jornada da primeira fase do campeonato nacional, este sábado, com a suas posições definidas: a equipa tomarense tinha (há algum tempo) o sexto lugar garantido – e, portanto, a presença nos quartos de final do  play-off – e os visitantes também já sabiam que vão disputar o segundo escalão na próxima época.

Por isso, neste último embate, as duas equipas entraram sem qualquer pressão… mas, mesmo assim, não abdicaram de lutar pelos três pontos!  

No entanto, o treinador Nuno Lopes – que ficou na bancada a cumprir o primeiro de cinco jogos de castigo – decisão do Conselho Disciplinar de Federação de Patinagem de Portugal, por críticas à arbitragem do jogo com o Ó. Barcelos – optou por fazer descansar os titulares Pedro Martins e Filipe Almeida, convocando, para os seus lugares, atletas habitualmente menos utilizados.

O titularíssimo guarda-redes Francisco Veludo foi convocado mas ficou no banco, cedendo o seu lugar ao jovem António Marante.

Os dois guarda-redes, António Marante e Diogo Fernandes, estiveram em evidência logo na fase inicial do encontro… O primeiro golo surgiu, por isso, já quase a meio da primeira parte – no final do minuto 12 -, apontado por Rúben Sousa… depois de um roubo de bola do capitão Ivo Silva.

Os leões de Tomar já estavam por cima e assim continuaram, com mais posse de bola e oportunidades de golo… embora sem a melhor finalização!

A magra vantagem no marcador manteve-se até ao quinto minuto da segunda parte: numa rápida transição, Nuno ‘Micolli’ Pereira entrou pela esquerda, levantou a bola… e restabeleceu o empate (1-1).

Mas a equipa leonina reagiu em força… Volvidos exatamente quatro minutos, na sequência de uma grande penalidade (defesa do suplente João Gomes), Hernâni Diniz conseguiu recuperar a bola e servir Ivo Silva… que, patinando rápido, surgiu isolado e recolocou a sua equipa na frente (2-1). E o terceiro golo aconteceu volvidos apenas 14 segundos, por Lucas Honório, na cobrança de um livre direto (cartão azul ao colombiano Andrés Castaño).

Mais dois minutos passados… e mais dois golos (5-1) para o Sp. Tomar/IPT, por Rúben Sousa, em finalização da direita, e Paulo Passos, de grande penalidade (falta de Daniel Pinheiro sobre Lucas Honório).

Hernâni Diniz, servido por Ivo Silva, elevou para 6-1 num remate frontal, garantindo uma vantagem tranquila para os últimos dez minutos.

Contudo, a equipa visitante não baixou os braços: Gustavo Pato, numa finalização na área, e João Pedro, de livre direto (décima falta do Sp. Tomar/IPT), reduziram a diferença no marcador: 6-3.

No último minuto, numa transição do Riba D’Ave, o guarda-redes João Gomes derrubou Ivo Silva (tinha ficado para trás…), situação que não passou despercebida ao árbitro Teófilo Casimiro: Hernâni Diniz, na cobrança da grande penalidade, permitiu a defesa ao guardião visitante!

Quase dois meses depois da última vitória – em casa, frente ao Turquel (3-1), no dia 20 de fevereiro -, o Sp. Tomar/IPT voltou a somar três pontos… Neste período, em seis jogos, tinha averbado dois empates – diante de H. Braga (3-3) e Juv. Viana (2-2) – e quatro derrotas em confrontos com assumidos candidatos ao título – Ó. Barcelos (3-4), FC Porto (8-1), Sporting (4-3) e Oliveirense (3-2). A equipa tomarense terminou esta primeira fase com 39 pontos – 11 vitórias, seis empates e nove derrotas – e um saldo positivo (+4) de golos (93-89).

O próximo adversário é o Ó. Barcelos, nos quartos de final do play-off

Outros resultados desta jornada 26: Sporting-Sanjoanense, 10-6; Tigres Almeirim-Juv. Viana, 0-6; Oliveirense-FC Porto, 2-5; Benfica-Ó. Barcelos, 5-4; Famalicense-H. Braga, 3-7; Valongo-Turquel, 1-2.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -

Últimas

Creactivity Bus em Tomar de 10 a 14 de maio

O Creactivity Bus é uma iniciativa da Educaixa (parceria do BPI e Fundação "la Caixa") e vai...

Lurdes Ferromau Fernandes: “Sinto necessidade de dar o meu contributo para mudar o paradigma do que se quer para Tomar”

Esta semana, o Jornal e Rádio "Cidade de Tomar" falaram com a candidata do PSD à Câmara Municipal de Tomar, Lurdes Ferromau...

Reativada a recolha de papel e cartão no concelho

Já foi reativada a recolha de papel e cartão em todos os restaurantes, hotelaria e comércio do concelho, por parte da RSTJ.

Ténis Clube de Tomar concluiu as competições na fase regional de Interclubes

O Ténis Clube de Tomar realizou, no passado fim de semana, três encontros com as suas equipas de Interclubes. Na sexta feira,...

“O rosto dum povo | A luz de Tomar” de Tó Carvalho evidencia Rio Nabão e mundo rural português

Foi inaugurada a 26 de abril, no âmbito do Projeto Cultural de Escola, o Plano Nacional das Artes,...
- Advertisement -

Mais notícias

- Advertisement -