4.5 C
Tomar

Não deite fora as cartas com os códigos para responder aos Censos 2021

Relacionadas

Ana Isabel Felício
Comecei a trabalhar no Jornal Cidade de Tomar em 1999. Já lá vão uns anitos. Depois de sair da Universidade e de todas as dúvidas e dificuldades que surgem, foi-se construindo um caminho de experiência, com muitas situações, muitas pessoas, muitas aventuras e, claro, muito trabalho. Ao fim de todos estes anos, apesar de todos os percalços que a vida nos vai dando, cá estou, todos os dias a fazer o meu trabalho o melhor que sei, aprendendo com os que me rodeiam e também ensinando alguma coisa.

As cartas com códigos para responder aos questionários dos Censos 2021 pela internet começaram a chegar aos cidadãos, numa operação que é este ano marcada pela pandemia da Covid-19. Por este motivo e porque se pretende, cada vez mais, a informatização dos dados, espera-se que as pessoas respondam pela net, de forma a evitar contatos presenciais.

Cerca de 11 mil recenseadores começaram a entregar as cartas nas caixas de correio dos agregados familiares, às quais devem responder em censos2021.ine.pt a partir de 19 de abril, o dia censitário a que se devem referir todas as respostas.

Até 3 de maio, os cidadãos podem também responder aos questionários pela internet ou pelos meios alternativos disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), que incluem o número de telefone 210542021. As respostas poderão também ser dadas nos e-balcões das juntas de freguesia ou preenchendo os questionários em papel que os recenseadores começarão a entregar a partir de 31 de maio, cumprindo protocolos de segurança em saúde pública. Ao todo, estarão envolvidas na realização e tratamento dos dados do Censos 2021 cerca de 15.000 pessoas.

Informa-se que os recenseadores estão devidamente identificados (com coletes amarelos) e habitualmente são pessoas da própria terra, ou freguesia, e que as pessoas mais idosas devem estar atentas a hipotéticos burlões.

A RCT falou com uma das recenseadoras da área urbana de Tomar, a Vera Bártolo, que alertou para o facto de que as pessoas quando virem as cartas nas suas caixas de correio não devem deitá-las para o lixo, pois as mesmas contêm códigos e, no caso de se perderem, o processo fica mais complicado.

Lembrou, também, que esta operação estatística acontece de dez em dez anos e serve para se obter um retrato geral da população que permitirá ajudar a definir políticas públicas.

Na área urbana de Tomar são 19 os recenseadores, os quais tiveram formação há cerca de duas semanas na Junta Urbana.

De referir ainda que a informação prestada nos censos é confidencial e além das perguntas básicas como o agregado familiar, idade, profissão, etc, há perguntas que até são facultativas.

Por isso, não se esqueça quando receber a carta, guarde-a e caso não consiga responder pela internet, faça-o através do número 210542021 ou peça ajuda na sua junta de freguesia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -

Últimas

Lançamento do XVIII volume da coleção “Sistemas de Construção” do professor Jorge Mascarenhas na Ordem dos Arquitectos

O XVIII volume da coleção “Sistemas de Construção”, da autoria do professor Jorge Mascarenhas, professor no Instituto Politécnico de...

Oficina de Cestaria e Latoaria abre portas no Convento de S. Francisco

No Convento de S. Francisco, em Tomar, será inaugurado a 18 de janeiro, sábado, pelas 16h00, um novo espaço oficinal...
- Advertisement -

Mais notícias