Segundo o site newsavia.com, um avião Airbus A321LR da TAP Air Portugal operou no início desta semana o voo de maior duração feito por uma aeronave deste modelo, percorrendo em 10h07m o percurso entre o Aeroporto Internacional de Maputo, em Moçambique, e o Aeroporto Internacional Nelson Mandela, na cidade da Praia, na República de Cabo Verde.
O tomarense Jerónimo Graça, o comandante do voo, filho do ex-presidente da Câmara de Tomar, manifestou-se satisfeito à chegada a Lisboa, e classificou o momento como “uma mostra da capacidade de projeção e de operação da TAP. Era um grande desafio, no qual ficou comprovada a excelente capacidade de operação deste avião, que tem um comportamento excelente e uma performance inigualável. A tripulação estava muito entusiasmada e empenhada para bater este recorde”, assegura Jerónimo Graça, naquele que foi o seu último voo ao serviço da companhia aérea de bandeira portuguesa. Uma vitória histórica a encerrar uma carreira “de 21 anos excelentes e de boas recordações. Aproveito para desejar as maiores felicidades à TAP e a todos os seus colaboradores, e que venham mais 76 anos de boa saúde para a nossa companhia”, disse o comandante Jerónimo Graça em declarações à rede informativa interna da TAP.
O Airbus A321LR, matrícula CS-TXA, recebido pela TAP em abril de 2019, realizou no passado dia 27 de março, um voo fretado entre as cidades da Praia e de Maputo, com escala em Luanda (Angola), no qual transportou para a capital moçambicana a seleção nacional de futebol de Cabo Verde, que ali disputou um dos jogos do Grupo F de qualificação para a Taça das Nações Africanas (CAN) de 2021, adiada para 2022, e que decorrerá nos Camarões. O jogo realizado na terça feira, dia 30 de março, foi ganho pelos cabo-verdianos que, assim se qualificaram para a fase final da competição, afastando a equipa de Moçambique.
A fábrica europeia Airbus já reagiu, numa nota oficial, aludindo a este histórico momento para a aviação comercial lusitana: “Damos os parabéns à nossa cliente portuguesa [TAP] por expandir a operação desta aeronave ao seu potencial máximo”, destacou a fabricante.
Uma notícia a desenvolver na edição impressa de 9 de abril.