Os campeonatos de futebol e futsal de seniores masculinos organizados pela Associação de futebol de Santarém (AFS) vão mesmo ser retomados!
Num comunicado, publicado na manhã de hoje, quarta feira, no seu site oficial, a AFS refere que, “depois de uma cuidada reflexão e contributos dos dirigentes dos clubes, decidiu, em reunião de Direção, a retoma das provas que estavam interrompidas, com início no fim de semana de 8 e 9 de maio”.
O modelo proposto pela AFS, de carácter obrigatório, visa terminar a primeira volta/primeira fase e homologar a classificação. Os campeonatos vão ser concluídos da seguinte forma:
Distrital da 1.ª Divisão de futebol: realização de 50% das jornadas, aplicando-se o regime de subidas e descidas;
Distrital da 2.ª Divisão: realização de 100% das jornadas da primeira fase, aplicando-se o regime de subidas e descidas;
Distrital de Futsal Masculino: realização de 75% das jornadas da primeira fase, com introdução de play-off com os dois primeiros classificados de cada série;
Torneio de Sub-21 de futebol: realização de dez jornadas, em formato a definir.
Recorde-se que na 1.ª Divisão de futebol foram disputadas apenas 10 jornadas (apenas quatro clubes, entre eles o U. Tomar, já realizaram o respetivo jogo da jornada 11). Faltam, portanto, ainda (quase) cinco jornadas para terminar a primeira volta (ou seja, para atingir as 15 jornadas de um total de 30).
Na 2.ª Divisão estão cumpridas sete jornadas completas e mais alguns jogos das três jornadas seguintes… de um total de 18 da primeira fase da competição.
Apenas foi realizada uma pré-eliminatória na Taça do Ribatejo, estando ainda 30 clubes (Pego e Pontével desistiram) em competição. Vai ser retomada (com os 16 avos de final) a 16 de maio e terminada a 27 de junho (final).
No campeonato de futsal foram concluídas somente três jornadas… das 10 da primeira fase.
Foi ainda decidido que nos “campeonatos distritais da 1.ª Divisão, 2.ª Divisão e Futsal Masculino, o valor das taxas de jogo das jornadas completas em falta será suportado integralmente pela AF Santarém”. Esta medida acresce aos apoios da Federação Portuguesa de Futebol já anunciados.