fbpx
10.4 C
Tomar

“O Castelo de Bode é um destino para visitar todo o ano”

Relacionadas

Esta semana suplemento especial na edição impressa do “Cidade de Tomar” alusivo aos 50 anos do 25 de Abril

O 25 de abril de 1974 marcou um momento crucial na história de Portugal, com a Revolução...

Natália Cardoso era professora na Guiné-Bissau no 25 de Abril de 1974

Falar no 25 de Abril é falar do que se sentia nas Províncias Ultramarinas por parte de...

Carlos Beato: “O 25 de Abril valeu a pena”

Carlos Beato esteve ao lado de Salgueiro Maia na madrugada libertadora de 25 de Abril de 1974....

Celebrar Abril com arte

No passado domingo, na Praça da República, uma outra forma de contar a história e de a...

“Os caminhos para a liberdade” com trabalhos dos alunos de artes visuais

Porque os cravos têm que ser semeados e cuidados, e a Democracia também, a Assembleia Municipal de...
Elsa Ribeiro Gonçalves
Nasceu em Tomar em 1976. Licenciada em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social do IP Lisboa. É jornalista desde 2005, sempre na imprensa regional. Mãe de uma menina, a escrita e as viagens são as suas outras grandes paixões.

Jorge Rodrigues é o presidente da AETCB – Associação dos Empresários de Turismo do Castelo de Bode e esteve nos estúdios da Rádio e Jornal “Cidade de Tomar” a fazer um balanço da atividade da associação, criada há três anos e com cerca de 30 associados, registando que este verão a albufeira recebeu mais turistas do que em anos anteriores porque a pandemia levou as pessoas a procurar destinos mais sossegados, de interior. A associação vai continuar a trabalhar no desenvolvimento de produtos turísticos para que este seja um destino procurado ao longo de todo o ano.

Jornal Cidade de Tomar – Em ano de pandemia, o Castelo de Bode teve uma adesão significativa de turistas, até maior que nos outros anos. O que contribuiu para isso?
Jorge Rodrigues – De facto, o Castelo de Bode teve muita animação, muita atividade neste verão. São cinco concelhos, do lado de cá, Tomar, Ferreira do Zêzere. Do lado de lá, Abrantes, Vila de Rei e Sertã. São os concelhos em que nós temos associados e são os concelhos que estão a envolver o Castelo de Bode. O que aconteceu neste verão foi realmente – não diria uma surpresa, porque o caminho da notoriedade do Castelo de Bode, já não é de agora –  mas juntando este facto do Castelo de Bode ter vindo a ser trabalhado desde há alguns anos (em termos promocionais e de organização do produto turístico e de criação de novas empresas) a esta condicionante derivada da pandemia, o que levou as pessoas a procurar destinos mais sossegados, mais de interior, com unidade turísticas de menor dimensão. Com a conjugação destes fatores todos, de facto de julho a setembro, houve uma ocupação maior do que nos anos anteriores no Castelo de Bode.

A associação foi criada há 3 anos e conta com cerca de 30 associados atualmente. A criação da associação teve como base criar sinergias entre os agentes económicos?
Sim. Neste território, nesta envolvente de albufeira de Castelo de Bode, existe um conjunto de microempresas que, na sua maioria são pequenas empresas, e que por si só tinham dificuldade em se afirmar, em fazer a sua promoção. A ideia de organizar em rede surgiu há três anos. Os empresários juntaram-se, sentiram que era importante fazer um trabalho junto das instituições, para serem mais reconhecidos e mais apoiados na promoção destes territórios, que na maioria dos casos é de baixa densidade. Também ainda ao nível institucional, existem algumas limitações, como em qualquer atividade, nomeadamente pelo facto da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) tutelar a utilização do espaço e também entendemos que seria útil uma voz, um interlocutor junto de quem tutela e permite ou não as atividades turísticas. Depois, necessitávamos de comunicação, promoção, de fazer o trabalho em rede, ou seja, complementar as ofertas uns dos outros relativamente aos associados e digamos que estes três motivos foram a base essencial para a constituição da associação.

  • Leia esta entrevista na edição que vai esta quinta-feira para as bancas

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -

Últimas

Esta semana suplemento especial na edição impressa do “Cidade de Tomar” alusivo aos 50 anos do 25 de Abril

O 25 de abril de 1974 marcou um momento crucial na história de Portugal, com a Revolução...

Natália Cardoso era professora na Guiné-Bissau no 25 de Abril de 1974

Falar no 25 de Abril é falar do que se sentia nas Províncias Ultramarinas por parte de...

Carlos Beato: “O 25 de Abril valeu a pena”

Carlos Beato esteve ao lado de Salgueiro Maia na madrugada libertadora de 25 de Abril de 1974. O capitão Carlos Beato era o comandante...

Celebrar Abril com arte

No passado domingo, na Praça da República, uma outra forma de contar a história e de a recordar, com as estátuas vivas....

“Os caminhos para a liberdade” com trabalhos dos alunos de artes visuais

Porque os cravos têm que ser semeados e cuidados, e a Democracia também, a Assembleia Municipal de Tomar promoveu, em conjunto com...

Primeiro TESP de Turismo Equestre aprovado vai ser ministrado na Golegã

A Golegã irá receber o primeiro Curso Técnico Superior Profissional (TesP) de Turismo Equestre do país, o qual será ministrado pelo ISLA...
- Advertisement -

Mais notícias

- Advertisement -