Leia esta semana, na nossa edição impressa, uma entrevista à veterinária municipal de Tomar, Susana Dias, que exerce este cargo desde dezembro de 2019.
Cidade Tomar – Há quanto tempo exerce o cargo de veterinária municipal em Tomar?
Susana Dias – Exerço este cargo desde o dia 15 de dezembro de 2019. Durante muito tempo desenvolvi funções em clínicas de animais de companhia, mas chegou uma altura em que queria fazer algo diferente, desenvolver um novo projeto. A oportunidade surgiu e candidatei-me no âmbito do procedimento concursal que decorreu.
– Está quase a completar um ano no cargo. Que balanço faz desta experiência? – Estou a gostar bastante, está a ser um grande desafio. Este é um trabalho versátil e diversificado. Desempenho funções nas áreas de saúde animal e de saúde pública. No que se refere à saúde animal, a nível do canil, apoio nos processos de adoção, faço o acompanhamento dos animais existentes, nomeadamente em tratamentos médicos, esterilizações e outras cirurgias, efetuo capturas de animais errantes e intervenções em colónias de felídeos. Ainda na área da saúde animal, também efetuo atendimento ao público, mais especificamente no âmbito das campanhas de vacinação antirrábica e identificação eletrónica dos canídeos da população de Tomar. Já no que diz respeito às funções que desempenho na área da saúde pública, fiscalizo os estabelecimentos comercias de bens alimentares de origem animal, com maior incidência nos vendedores do mercado municipal. Também realizo vistorias a propriedades no âmbito de denúncias de maus tratos a animais e de insalubridade das respetivas instalações. Penso que o trabalho realizado nestes nove meses e meio foi muito positivo (…).