Localizada em Torres Novas, a Quinta do Alecrim aderiu ao projecto “Alimente quem o alimenta”, desenvolvido pelo Ministério da Agricultura. Trata-se de um projecto que conta também com outros parceiros, responsáveis pelo seu surgimento e funcionamento, nomeadamente a Rede Rural Nacional, a Federação Minha Terra, os Grupos de Ação Local e os Municípios. A ADIRN, como Grupo de Acção Local do Ribatejo Norte, associou-se a esta campanha na divulgação e promoção dos produtos e produtores da região.
Denis Hickel, agricultor da Quinta do Alecrim, explica ao nosso jornal que esta iniciou a sua atividade um pouco por acaso. “Vivíamos em Lisboa, cada qual a trabalhar na sua área (Denis na arquitetura, Juli em produção de TV) e em 2012 surgiu a possibilidade de adquirir um pequeno terreno em Torres Novas, onde poderíamos plantar o nosso alimento e levar uma vida com mais calma e tranquilidade”, explica, acrescentando que esta opção era também a chance de proporcionar outra vivência ao filho do casal, que na altura tinha 3 anos de idade. “Além disso, eu fazia um doutoramento em Design Ecológico e aquela mudança significaria pôr em prática o que vinha estudando na teoria. Por isso não pensámos duas vezes”, atesta.
“A partir da pequena horta, fomos envolvidos pelo fazer agricultura de forma que passou a ser o nosso viver. O aprendizado, a partilha, o ver resultados (e fracassos também), tudo nos moveu para fazermos mais e assim a Quinta do Alecrim cresceu”, refere Denis Hickel.
O agricultor explica que nesta quinta têm certificação biológica desde o princípio sendo que há dois anos passaram a implementar sistemas de agrofloresta de sucessão no terreno. “O que nos leva a trabalhar muito mais uma visão de agricultura regenerativa. Não extraímos, mas cuidamos e alimentamos a terra. Em troca, ela nos oferece bons frutos”, explicam.
Na Quinta do Alecrim produzem-se hortícolas em geral, com muita variedade e sempre dentro da sazonalidade. “Durante estes anos de desenvolvimento do projeto, criámos uma rede onde adquirimos produtos de outros produtores, mais local possível, e todos com certificação biológica. Assim temos uma oferta variada para oferecer aos nossos clientes. Além das hortícolas, temos frutas, cogumelos, espargos, mel, azeite, algumas aromáticas”, refere Denis Hickel.
.
Os produtos da Quinta do Alecrim podem ser adquiridos através da loja virtual, no website www.quintadoalecrim.com. Fazem entregas em Torres Novas, Entroncamento, Tomar, Alcanena e Golegã. Também usam muito as redes sociais como Facebook e Instagram para divulgação do seu trabalho.