O Centro de Dia de Além da Ribeira vai promover, durante as próximas quatro semanas (aos domingos), a iniciativa “Sopas em casa” que consiste na confeção e entrega, nas casas de quem encomendar de várias sopas (conforme cartaz).
A iniciativa surge, segundo explica o padre Mário Duarte, da direção do Centro, devido ao facto do “Jardim da Ternura estar a debater-se com problemas financeiros anos após ano. É graças à perseverança dos membros da direção, à disponibilidade das nossas funcionárias, à generosidade dos amigos e colaboradores desta instituição que a mesma tem subsistido. Sem esta preciosa conjunção de esforços o Centro de Dia de Além da Ribeira já teria encerrado as suas portas. Anuladas que foram todas as atividades programadas, devido ao confinamento causado pela Covid-19, decidimos inovar na tentativa de, por meios criativos, angariarmos os 20 mil euros de receita extraordinária de que necessitamos para este ano de 2020”, refere.
Neste sentido, “para que esta imensa tarefa se concretize, necessitamos da colaboração de todas as pessoas de boa vontade e de todas as empresas que se disponham a participar nos nossos projetos, mesmo reconhecendo que também estas vivem dias difíceis. Não podemos permitir que a pandemia do coronavírus comprometa os bons serviços que prestamos aos mais vulneráveis da nossa comunidade. Não podemos permitir que a crise que a Covid-19 tem causado à vida dos portugueses limite a nossa ação junto dos mais idosos que nos procuram. Temos de assegurar aos mais frágeis que não vamos desistir deles, que os vamos ajudar na travessia deste momento complexo da nossa existência. Para tornar possível este evento, com humildade e confiança, dirigimo-nos aos nossos estimados fornecedores, amigos, instituições e empresas pedindo a sua colaboração. Juntos, vamos fortalecer os laços que nos unem e ajudar os nossos idosos a enfrentar esta crise e todas as outras crises que o envelhecimento envolve. A nossa missão é difícil mas, porque se move na confiança e se alimenta na fé, alicerçada na amizade, no esforço e compromisso de muitos, todos juntos, haveremos de vencer”.