31.8 C
Tomar
Início Site Página 551

Critical Software premeia alunos do Politécnico de Tomar

0

A Critical Software, localizada no campus do Politécnico de Tomar (IPT), entregou, na passada segunda feira, dois prémios de mérito, no valor de 2000€ cada, a alunos bolseiros do Instituto Politécnico de Tomar.

A Critical Software, localizada no campus do Politécnico de Tomar (IPT), entregou, na passada segunda feira, dois prémios de mérito, no valor de 2000€ cada, a alunos bolseiros do Instituto Politécnico de Tomar, dos cursos de licenciatura em Engenharia Informática e Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, que decidiram prosseguir os seus estudos para um dos mestrados da Escola Superior de Tecnologia de Tomar (ESTT-IPT).

Torres Novas: Prédio Alvarenga vais ser reabilitado para vários usos

0

Foi assinado ontem, em Torres Novas, o auto de consignação da empreitada de «Reabilitação do Prédio Alvarenga».A obra foi adjudicada à empresa ODRAUDE – Construção Civil e Obras Públicas Lda., pelo valor de 710 mil euros e com um prazo de execução de 12 meses. A obra está incluída no PEDU – Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano de Torres Novas.

Com esta obra pretende-se reabilitar a zona do Prédio Alvarenga e edifica-lo com características construtivas contemporâneas em diálogo com a construção atual, mantendo a morfologia do edificado.

O objetivo passa por tornar o conjunto flexível a vários usos, permitindo que os espaços funcionem em conjunto, ou em autonomia, consoante as utilizações futuras que se queiram promover no edifício, na qual se incluirá o Centro de Interpretação de Arqueologia e História da cidade.

Tomar: Cerca de 600 ginastas de todo o país participam no “Toneca Acro Cup”

0

Sábado a partir das 14h, Tomar terá um brilho especial.

O Ginásio convida os tomarenses a passarem pelo pavilhão e a assistir a um torneio que apesar da competição é também a festa da ginástica.

Organização do About The 90’s promete “Muita Diversão”

0

O primeiro “About 90s”, no dia 29 de fevereiro, a partir das 22h30, na tenda do mercado, inicia a sua tour em Tomar. É um evento que pretende ser a “maior festa de anos 90 do país” e a organização promete “muita diversão”.

A apresentação pública aconteceu, no passado dia 7 de fevereiro, no alojamento local “Paço”.

A festa está inserida no programa dos “Dias de Thomar” e conta com a atuação da banda Ginja & Amarelo e dos DJs Pedro Galinha, Peta Zetas e VJ Ation.

Estiveram presentes na conferência de imprensa os organizadores do evento, a vereadora Filipa Fernandes, em representação do município, os proprietários do “Paço”, e os representantes dos patrocinadores, nomeadamente RoquesVT/Renault e Torreshopping.

Segundo Fernando Oliveira, da organização, esta festa foi uma “aposta que queremos trazer para Tomar, ainda mais quando Tomar está na moda”. Disse ainda que “está tudo preparado para uma grande noite, ao nível de segurança, bares e o espectáculo em si é fantástico”.

Pedro Galinha, mentor do evento, avançou que a festa vai ser “uma loucura total, com diversão do início até ao fim, serão quatro horas de diversão total”.

Quinta Casal das Freiras aposta na modernização da sua Adega

0

Sobejamente conhecida pelos vinhos que produz, a Quinta Casal das Freiras, em Carvalhal Grande – Tomar, tem vindo a apostar modernização da sua adega, tendo submetido um projecto ao fundo comunitário PRODER2020, através da ADIRN – Associação do Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Norte.

Com 180 hectares, esta quinta inclui ainda searas, olival e floresta além dos 16 hectares dedicados à vinha, implantadas em solos argilo-calcários de declive suave e ondulado com exposição a sul, onde predominam as castas nacionais.

José Vidal, proprietário da Quinta Casal das Freiras, recebeu-nos com simpatia na companhia da filha, Rita Vidal, explicando que esta é uma propriedade que tem passado de geração em geração, com muito carinho e dedicação. “Esta propriedade foi adquirida pelo meu bisavô sendo que, neste momento, estamos numa fase de transição para a quinta geração”, disse-nos. O nome desta propriedade advém de a mesma ter sido administrada por freiras até meados do século XIX.

Quando o seu bisavô a comprou, para além de vinho também se dedicou à produção de azeite, podendo ser encontradas na propriedade oliveiras milenares e um lagar do início do século XX hoje funcionando como um micro museu. “O meu bisavô era de Ovar e quando a filoxera (praga que em meados do século XIX, resultou na destruição de videiras) aparece começou a percorrer o país à procura de vinhos e toda esta zona era uma zona de produção de vinhos, sendo que numa dessas viagens encontrou esta propriedade que acabou por adquirir”, explicou.

– Notícia desenvolvida na edição que está nas bancas

PSD de Tomar no Congresso Nacional

0

Viana do Castelo recebeu, nos dias 7, 8 e 9 de fevereiro, o 38.º Congresso Nacional do Partido Social Democrata, tendo a secção de Tomar representada por Lurdes Ferromau Fernandes, Tiago Carrão e Ricardo Carlos.

Este Congresso assinalou a consagração de Rui Rio como líder nacional do PSD, a apresentação da Moção de Estratégia Global e moções setoriais, bem como a eleição dos órgãos nacionais.

Lurdes Ferromau Fernandes, presidente do PSD de Tomar, integrou a lista “oficial” ao Conselho Nacional, encabeçada por Paulo Rangel.

Tiago Carrão, vice presidente do PSD de Tomar e do PSD Distrital de Santarém, foi eleito para o Conselho Nacional ao integrar um movimento geracional que surpreendeu o congresso nacional e foi uma das listas mais votadas.

Tomada de Posse da Delegação da Ordem dos Advogados de Tomar no Convento de Cristo

0

Realizou-se, na terça feira, dia 10 de fevereiro, na cafeteira do Convento Cristo, a cerimónia de tomada de posse da Delegação da Ordem dos Advogados de Tomar – triénio de 2020/2022.

Tomaram posse nesta cerimónia, presidida por António Sá Gonçalves, presidente do Conselho Regional de Coimbra, Sílvia Serraventoso, presidente; Vasco Marques, vogal; Joana Pinto Coelho; Luís Correia Dias, vogal e Catarina Sousa Jorge, vogal/tesoureira.

Atuaram no evento o Coro da Universidade Sénior de Tomar e a Associação Thomar Honoris.

Estabelecimento prisional de Tomar assinalou 125.º aniversário

0

O Estabelecimento Prisional de Tomar (EPM) assinalou, no passado dia 7 de fevereiro, os seus 125 anos, tendo as comemorações iniciado com toque de alvorada, hastear da bandeira nacional e celebração eucarística na capela do EPM, seguindo-se a cerimónia militar, com breve atuação da Banda do Exército, exposição de equipamento do pelotão de guarnição e segurança e palestra subordinada ao tema: “Código de execução de penas e medidas privativas de liberdade” pela Juíza do Tribunal de Execução de Penas de Évora, Ana Catarina Ferreira.

A força em parada esteve sob o comando do Major Garcia, constituída por porta-estandarte heráldico do EPM Sargento-Ajudante Aníbal Nujo, Companhia de Comando e de Serviços sob o comando do Tenente Filipe Vieira, Banda do Exército sob o comando do Capitão – Chefe de Banda Música Artur Cardoso. O Estandarte Nacional foi depois integrado na formatura geral, prestando as honras. Seguiu-se o Hino Nacional entoado por todos os presentes.

A cerimónia militar contou ainda com as intervenções do Tenente-General José António Fonseca e Sousa, que presidiu a cerimónia, e do comandante do Presídio, Tenente-Coronel João Barreira, que fez um retrato da população reclusa, com um estudo demográfico a revelar uma “tendência para uma população mais envelhecida”.

CIRE celebra 44.º aniversário

0

O CIRE assinalou, no passado dia 11 de fevereiro, a passagem do seu 44.º aniversário. A animação com a “prata da casa” perante convidados, funcionários, utentes, voluntários e diretores foi uma constante e começou antes do almoço com a atuação do rancho. A banda e o grupo de teatro do CIRE também ajudaram a fazer a festa.

Luís Salgueiro, presidente da direcção, disse à nossa reportagem que aquela é uma casa especial. Que quem por ali passa volta sempre e deu como exemplo disso funcionários que depois de aposentados continuam ligados à instituição como voluntários.

Em dia de aniversário, Luís Salgueiro disse esperar que as medidas que têm vindo a ser implementadas continuem a dar os seus frutos de forma a evitar constrangimentos financeiros e a tornar cada vez mais sustentada a difícil tarefa de gestão. As contas estão em dia, mas há que estar atento a tudo de forma a que assim possam continuar.

À descoberta da Quinta da Bizelga: Um paraíso para férias em família

0
Helena de Castro
Helena de Castro, proprietária da Quinta da Bizelga

Localizada entre Santa Cita e Curvaceiras, a Quinta da Bizelga é uma histórica propriedade rural portuguesa familiar, com jardins impressionantes, a apenas minutos de Tomar, que está a crescer no que concerne à sua capacidade de acolher hóspedes, tendo nesse sentido submetido, em 2017, uma candidatura à Medida .2.1.3 – Diversificação de Actividades na Exploração Agrícola do PDR2020 através da ADIRN – Associação do Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Norte para a requalificação dos seus espaços para Turismo Rural.

Luís de Castro e Helena de Castro são os proprietários, sendo que a quinta está na família do conde de Nova-Gôa desde o século XVI. A pensar em aumentar a capacidade de acolher hóspedes, o espaço onde antes existia uma garagem e zona de arrumos foi requalificado para ali serem construídos três apartamentos independentes, com áreas amplas, totalmente mobilados e equipados. Dois apartamentos têm sala/cozinha, 2 quartos e 2 casas de banho cada um, e um apartamento tem sala/cozinha, 1 quarto e 1 casa de banho. A decoração foi pensada ao pormenor com um toque original, já que estamos num local todo ele cheio de história. Num outro ponto da Quinta, onde antes existia a Casa do Pastor, será construído um quarto apartamento igualmente independente, com três quartos, um deles com uma lareira, e duas casas de banho. O espaço é perfeito para receber as famílias que aqui podem desfrutar de umas férias relaxantes e em segurança.

“A Quinta já recebia alguns hóspedes, mas agora, após este projeto, passa a poder receber até 20 pessoas, mais alguns bebés”, refere. Todos os apartamentos têm terraço privado.