Olaias da Av. Dr. Egas Moniz em Tomar foram abatidas
Tomar acolhe evento gratuito sobre marca pessoal para profissionais e empreendedores
Requalificação Rua Dr. José Tamagnini em Tomar condiciona trânsito por 11 meses
A Câmara Municipal de Tomar anunciou que a empreitada de requalificação da Rua Dr. José Tamagnini vai implicar importantes condicionamentos na circulação e estacionamento de veículos em diversas artérias da cidade. As intervenções têm uma intervenção estimada de 11 meses.
O troço intervencionado da Rua Dr. José Tamagnini estende-se desde o edifício nº 10, na extremidade sul, até ao limite norte identificado como Lote 3. Para além desta via, os trabalhos irão afetar também a Rua Dr. Egas Moniz, entre a confluência com a Rua dos Bacelos e a interseção com a Rua D. António Francisco Marques, assim como a Rua Temótheo Verdier, no segmento entre a Rua dos Bacelos e a Rua 1º de Maio.
A autarquia apela à compreensão dos residentes e restantes utilizadores destas vias, salientando que os constrangimentos visam a melhoria das condições de circulação e segurança rodoviária. A Câmara recomenda ainda especial atenção à sinalização temporária e a utilização de rotas alternativas sempre que possível.
Festival da Juventude Solidário foi adiado
Município de Tomar prestou homenagem aos militares mortos em França durante a Grande Guerra de 1914-1918
O Município de Tomar foi convidado a deslocar-se a França, nos passados dias 12 e 13 de abril, para participar nas cerimónias comemorativas do 107º aniversário da Batalha de La Lys, estando presentes o presidente da Câmara de Tomar, Hugo Cristóvão e o Vereador Hélder Henriques. Foi convidado também o Tenente Coronel Mourão Garcia, Presidente do Núcleo de Tomar da Liga dos Combatentes.
Recorde-se que, em 2018 foi sugerido pela Direção Nacional da Liga dos Combatentes que o Município de Tomar colocasse uma placa no Cemitério Português de Richebourg como forma de perpetuar a memória dos combatentes nabantinos que tombaram no campo de batalha em França durante a Grande Guerra de 1914-1918, uma vez que Tomar, através do seu Batalhão de Infantaria Nº 15 (BI 15), um dos três pertencentes ao Regimento de Infantaria nº. 15, teve uma ativa e heroica participação no conflito. A sugestão foi aceite mas só este ano foi possível concretizá-la.
– Notícia desenvolvida na próxima edição semanal
Chuva não impediu o Cortejo da Aleluia em Cem Soldos no Domingo de Páscoa
Apesar da chuva que se fez sentir na manhã do domingo de Páscoa, 20 de abril, a tradição cumpriu-se em Cem Soldos, Tomar, com a realização do emblemático Cortejo da Aleluia. Pelas 09h30, teve início o cortejo que percorreu as ruas da aldeia, celebrando a Ressurreição de Jesus Cristo.
Os rapazes, empunhando cruzes de cana decoradas com flores naturais, e as raparigas, com ramos igualmente floridos, caminharam lado a lado numa expressão de fé e alegria que atravessa gerações. Esta tradição, cujas origens se perdem no tempo, é considerada uma das mais antigas da região, havendo relatos que apontam para mais de 500 anos de história.
Este ano, a organização da iniciativa esteve a cargo de três jovens nascidos em 2005, que, ao completarem 20 anos, assumiram com orgulho e sentido de responsabilidade a continuidade desta herança cultural e religiosa.
Texto: Manuel Subtil
Nova agência imobiliária “To Live” quer fazer a diferença em Tomar
Morreu o Papa Francisco
O Papa Francisco morreu ao início da manhã desta segunda-feira, 21 de abril, aos 88 anos, segundo confirmou o Vaticano. “Esta manhã, às 07:35 (06:35 em Lisboa), o bispo de Roma, Francisco, regressou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e da sua Igreja”, anunciou o cardeal Kevin Farrell num comunicado divulgado pelo Vaticano.
A notícia da morte do Papa surge um dia depois do Sumo Pontífice ter surpreendido os fiéis ao aparecer na varanda da Basílica de São Pedro, no Vaticano, para dar a tradicional bênção “Urbi et Orbi”.
Nascido Jorge Mario Bergoglio, o cardeal argentino foi escolhido pelo conclave papal para suceder a Bento XVI, que tinha renunciado ao cargo, no dia 13 de março de 2013. A dirigir a Igreja Católica há quase 12 anos, o Papa Francisco deixa um Pontificado marcado pelos afetos e pela dedicação aos pobres.
Créditos foto: Santuário de Fátima
Via Sacra na Paróquia da Serra
No Domingo de Ramos, dia 13 de abril, a Paróquia da Serra, organizou a sua tradicional Via-Sacra pelas ruas da localidade, devidamente engalanadas com flores naturais. As cerimónias foram presididas pelos padres Rui Tereso e Herlander Limão.
Manuel Subtil
Nota do Director
Em tempo da Páscoa da Ressurreição
E, sem darmos pelo passar dos dias, eis-nos chegados à Páscoa da Ressurreição.
Tal como o Senhor Dom José Traquina, Bispo de Santarém, escreveu na sua mensagem quaresmal: “… Que a Quaresma seja para todos um tempo de escuta, de verdade e de amor. E a Virgem Maria, Mãe da Esperança, interceda por nós e nos acompanhe.”
Ou seja, tal como escrevi em 2024: “este é um tempo quaresmal de revisão de vida.”
Terá sido, assim, em termos de comunidade, em termos de sentido coletivo? Fica a pergunta e reflito em termos de comunidade tomarense, da nossa terra, do nosso concelho: haverá um propósito de revisão de gestão camarária, ou manteremos alguma indiferença na gestão da coisa pública, assumindo, com dificuldade, os erros que cometemos, ou teremos cometido? Reflexão deveras importante num momento muito particular da nossa vida coletiva em que inúmeras ameaças, em tempos próximos, consideradas distantes, mas hoje tão diárias e ameaçadoras.
Hoje, como ameaça é o importante sector da vitivinicultura que poderá incidir sobre a comunidade tomarense. Amanhã, que sector será?
É, pois, deveras importante que neste tempo de ressurreição que se aproxima pensemos em pôr de lado o que nos diverge. Pensar num tempo de ressurreição coletivo deveras fundamental para o desenvolvimento do nosso concelho. De nós próprios.
É, nesta ultrapassagem, numa revisão de vida comum, que importa definir como, sem ferir os direitos e deveres de toda uma comunidade. Esta a nota que expresso nesta Páscoa de 2025, com votos de excelentes Festas Pascais não deixando de saudar todos os que nos apoiam, desde leitores, anunciantes, colaboradores de Cidade de Tomar. Sendo certo que, num modo de fazer jornalismo muito particular, incomodando como vem sucedendo. Incómodo que a muitos preocupa, esquecendo ou procurando esquecer que, desde há muitos anos, Cidade de Tomar sempre foi um espaço de abertura, recebendo aqueles que nos deixaram, desde que com respeito por regras de salutar convivência democrática.
Reitero, pois, os votos de excelentes Festas Pascais, não esquecendo os que nos deixaram. Também eles ressuscitarão neste tempo pascal.
O Diretor,
António Cândido Lopes Madureira.









