24.4 C
Tomar
Início Site Página 43

Xi Jinping e Vladimir Putin reúnem-se em Moscovo

0

Na manhã do dia 8, hora local, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, recebeu o presidente chinês, Xi Jinping, no Kremlin, em Moscovo.

O líder chinês afirmou estar muito satisfeito por, a convite do presidente Putin, voltar a visitar a Rússia e participar das comemorações do 80º aniversário da vitória da Grande Guerra Patriótica da União Soviética.

Xi Jinping sublinhou que a história e a realidade demonstram plenamente que o desenvolvimento contínuo e o aprofundamento das relações sino-russas são um imperativo natural para preservar a amizade tradicional entre os povos dos dois países e uma escolha inexorável para o progresso e rejuvenescimento nacionais, sendo também uma resposta à demanda dos tempos atuais para salvaguardar a equidade e a justiça internacionais e promover a reforma do sistema de governação global.

Xi Jinping destacou, ainda que este ano marca o 80º aniversário da vitória da Guerra de Resistência do Povo Chinês contra a Agressão Japonesa, da Grande Guerra Patriótica e da Guerra Mundial Antifascista. Há 80 anos, os povos da China e da Rússia fizeram enormes sacrifícios e conquistaram uma grande vitória, que contribuiu de forma notável para a paz mundial e o progresso da humanidade.

Perante as tendências de unilateralismo e de hegemonia no cenário internacional, Xi Jinping declarou que a China está disposta a, juntamente com a Rússia, assumir as responsabilidades próprias dos grandes países e membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU, defender com coragem a visão correta da história da Segunda Guerra Mundial, salvaguardar a autoridade e o status da Organização das Nações Unidas, proteger com firmeza os direitos e interesses da China, da Rússia e dos demais países em

desenvolvimento, e promover conjuntamente o multilateralismo de forma equitativa e ordenada, bem como uma globalização económica inclusiva e benéfica para todos.

Por sua vez, Putin afirmou que a amizade forjada em tempos de guerra entre os povos da Rússia e da China é um dos alicerces fundamentais da parceria estratégica abrangente na nova era. “Desenvolvemos as relações bilaterais com o objetivo de beneficiar os nossos povos e não contra terceiros. Construir uma convivência harmoniosa, aprofundar a amizade e ampliar a cooperação é uma escolha conjunta da Rússia e da China, baseada na coordenação estratégica”, acrescentou.

O presidente da China, Xi Jinping, e seu homólogo russo, Vladimir Putin, assinaram, a Declaração Conjunta entre a República Popular da China e a Federação Russa sobre o Reforço da Parceria de Coordenação Estratégica Abrangente na Nova Era, por ocasião do 80º aniversário da vitória da Guerra de Resistência do Povo Chinês contra a Agressão Japonesa, da Grande Guerra Patriótica e da Fundação da Organização das Nações Unidas.

Publicidade: Centro de Programas de Línguas da Europa e América Latina da China

Santa Cita acolheu VIII Festival das Sopas com forte adesão da comunidade

0
A ACR Santa Cita organizou, no dia 3 de maio, a oitava edição do seu já tradicional Festival das Sopas, reunindo dezenas de participantes num ambiente de convívio e solidariedade.
Entre os presentes esteve a vereadora Lurdes Ferromau, do Município de Tomar, que destacou a importância deste tipo de iniciativas, não só como forma de angariação de fundos para a coletividade, mas também como espaços privilegiados de encontro, partilha e reforço dos laços comunitários.
Manuel Subtil

Tomar acolhe lançamento do livro: Fruta, Saúde, Sabor e Amor

0
Decorre, no próximo dia 17 de maio, no auditório da Escola Jácome Ratton, o lançamento da obra “Fruta, Saúde, Sabor e Amor” da autoria do tomarense Luís Jorge Costa, professor e apaixonado pela escrita, música, desporto, gastronomia, agricultura biológica e culto da mente e do espírito. Genericamente, o evento respeitará o seguinte programa:
16.00h – Receção dos participantes, com a presença do músico, Ricardo Costa;
16.30h – Painel interativo/colaborativo:
– Prof. Luís Costa, Autor do livro e ex-aluno e ex-professor das Escolas dos Agrupamentos de Tomar, nomeadamente: D. Nuno Álvares Pereira e Santa Iria, na qualidade de docente; e também Jácome Ratton e Santa Maria do Olival, na qualidade de aluno;
– Prof. José Rogério, Moderador e ex-professor do autor, uma referência em termos de profissionalismo;
– Profª Helen Carter, colega de infância do autor e também docente e formadora;
– Profª Maria de Fátima Pilheiro, ex-professora do autor e uma referência em termos de profissionalismo;
– Dra. Beatriz Madeira, Nutricionista, com a comunicação “as propriedades alimentares dos frutos”;
– Dra. Adriana Silva, Médica, com a comunicação “os impactos da fruta na saúde humana”;
Momento musical com o convidado, Ricardo Costa;
17.30h- Declamação de Poemas;
18.00/18.30h – Encerramento e Sessão de Autógrafos.
A organização do evento convida todos os tomarenses apreciadores de poesia, literatura, música e gastronomia a degustarem algumas frutas e a participarem no lançamento desta obra original, subordinada ao lema “Saber Ler e Saber Comer é Saber Viver!”

Mia Couto, homenageado no Bibliotecando em Tomar, chega mais cedo para estar com os seus leitores

0
O escritor moçambicano Mia Couto, um dos nomes maiores da literatura lusófona contemporânea, vai ser a figura de destaque da edição deste ano do Bibliotecando em Tomar, que decorre nesta cidade a 16 e 17 de maio, e onde será homenageado e a sua obra analisada e interpretada por especialistas e leitores. Antes ainda, na quinta-feira, dia 15, o autor vai ter dois encontros com os seus leitores na Biblioteca Municipal: às 15 horas para os alunos das escolas do concelho e às 21 para o público em geral. Estas sessões têm entrada livre, sendo as do Bibliotecando sujeitas a inscrição prévia em www.bibliotecandoemtomar.ipt.pt , onde pode ser consultado todo o programa.
A 15.ª edição deste festival literário, que decorre igualmente na Biblioteca Municipal António Cartaxo da Fonseca, tendo como presidente da Comissão de Honra Guilherme d’Oliveira Martins e como tema norteador dos debates «Centros e Periferias: Um diálogo necessário», resulta de uma parceria entre os Agrupamentos de Escolas Templários e Nuno de Santa Maria, o Município de Tomar, o Centro de Formação “Os Templários”, o Centro Nacional de Cultura, o Instituto Politécnico de Tomar e a Rede de Bibliotecas Escolares.

Congresso da Sopa está de volta ao Mouchão Parque em Tomar no próximo sábado

0
É já no sábado, 10 de maio, que o Mouchão Parque, em Tomar, vai acolher o Congresso da Sopa 2025, um evento que visa promover a gastronomia local, com especial foco nas sopas tradicionais e vinhos da região. Organizado pelo Município de Tomar, em colaboração com restaurantes, associações e produtores de vinho, o evento tem como objetivo destacar os sabores típicos do concelho e proporcionar uma experiência gastronómica única.
A partir das 12h30, os participantes podem degustar uma variada seleção de sopas, preparadas pelos restaurantes aderentes, acompanhadas por vinhos de produtores locais. Cada visitante receberá, ao chegar, um kit de congressista, composto por uma tigela, copo e colher. Entre as sopas disponíveis, destacam-se opções tradicionais como a Sopa de Peixe do Rio e a Sopa da Pedra, bem como sugestões mais inovadoras, como a Sopa Medieval de Urtiga. Os vinhos que acompanham as sopas são de algumas das mais reconhecidas adegas da região, como o Diamantino’s Tinto e o Vale das Donas Branco.
O evento conta com a participação de diversos restaurantes, incluindo o Pingo Doce Tomar, o Restaurante Almourol e a Cervejaria Noite e Sol, bem como de várias associações locais, que contribuem com sopas típicas da região. A organização do evento é apoiada pelas empresas Pingo Doce e Delta Cafés, com a parceria da CIRE, para quem revertem as receitas arrecadadas. O Município de Oleiros também se junta à celebração, oferecendo uma maior diversidade à festa gastronómica.
Os bilhetes para o Congresso da Sopa 2025 estão disponíveis no Posto de Turismo de Tomar até o dia 9 de maio e no CIRE até o dia 8 de maio. O preço do bilhete é de cinco euros para adultos, dois euros para crianças dos 6 aos 12 anos e doze euros para famílias (2 adultos + 2 crianças). O kit de congressista, composto por copo, colher e guardanapo, tem um custo adicional de quatro euros.

Centro Cultural da Torre-Casais celebrou 46 anos de serviço à comunidade com o apoio de voluntários

0
O Centro Cultural e Recreativo da Torre-Casais comemorou no passado domingo, 4 de maio, o seu 46.º aniversário, numa cerimónia que reuniu associados, representantes autárquicos e outras coletividades da freguesia.
A data foi assinalada com um almoço comemorativo que contou com a presença de autarcas da União das Freguesias de Casais e Alviobeira, do presidente da Assembleia Municipal de Tomar, Hugo Costa, bem como de representantes de outras instituições locais.
A associação, que continua a desenvolver a sua atividade graças ao trabalho voluntário de uma comissão administrativa, mantém-se ativa apesar dos desafios.
– Notícia desenvolvida na próxima edição semanal
Manuel Subtil

Tuna Templária de Tomar celebra 25 anos com gala em homenagem à amizade

0

O Cineteatro Paraíso, em Tomar, recebeu no sábado, 3 de maio, a gala “25 Anos de Amizade TTT”, no âmbito de o “Templário”, evento que assinalou um quarto de século de história da Tuna Templária de Tomar, enaltecendo os valores da amizade, da música e da tradição académica. Pelo palco desfilaram o grupo de serenatas Rosas Negras, a Tuna Feminina “Cavaleiras de Sellium”, o grupo “Tomar-lhe o Gosto”, fado de Coimbra por Francisco Costa e os emblemáticos Quinta do Bill.

A gala contou com a apresentação vibrante de Sónia Pereira e reuniu antigos e atuais membros da Tuna num espetáculo emotivo, pontuado por atuações especiais, reencontros e momentos de partilha que emocionaram o público. “São 25 anos de muitas histórias e, principalmente, uma família ligada ao Instituto Politécnico de Tomar. Hoje é um dia para comemorar e para estar entre amigos”, disse António José Rosado, elemento da Tuna.

– Notícia desenvolvida na próxima edição semanal

Adega Casal Martins trouxe danças e músicas romenas à 3.ª edição do Sons na Adega

0

Realizou-se no sábado, 3 de maio, a terceira edição do Sons na Adega, uma iniciativa do Município de Tomar em parceria com as adegas dos produtores de vinhos certificados pela CVR Tejo, tendo como anfitriã a Adega Casal Martins. Devido às condições climatéricas e à impossibilidade de o evento se realizar no exterior desta adega, o mesmo teve lugar no Complexo Cultural da Levada de Tomar.

A organização sublinha que esta foi uma “edição diferente”, contando, desta vez, com um espetáculo dinâmico de Músicas e Danças Romenas com o Grupo Musical Maestro e o Grupo de Danças “Hora Moldovenilor”, um espetáculo que trouxe cor e movimento, destacando-se a sonoridade, as coreografias e os trajes tradicionais, assim como a interação com os participantes que corresponderam ao desafio.

– Notícia desenvolvida na próxima edição semanal

Carlos Gonçalves

Tomar recebeu a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima com procissão e devoção

0

A Paróquia de Tomar acolheu no domingo, 4 de maio, uma emotiva procissão de receção à Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima, numa data que coincidiu com o Dia da Mãe. O momento solene reuniu dezenas de fiéis na Várzea Grande, de onde a imagem seguiu em procissão até à Igreja de Santa Maria do Olival, com o apoio da PSP de Tomar.

As cerimónias foram presididas pelo padre Rui Tereso, com o auxílio do padre Herlander Limão, marcando o início de um itinerário de fé que levará a imagem a todas as paróquias do concelho.

Entre os próximos momentos de destaque desta visita mariana estão agendados, para sexta-feira, 9 de maio, às 21h00, uma Procissão de Velas pelas Vocações, e no domingo, 11 de maio, o Jubileu Vicarial, que contará com uma concentração e procissão a partir das 15h00 na Praça da República, culminando com uma Missa Jubilar às 16h30 na Igreja de Santa Maria do Olival.

Manuel Subtil

CRT da Peralva comemorou 51 anos no Dia do Trabalhador

0
O CRT da Peralva comemorou, no feriado de 1 de maio, 51 anos de portas abertas ao serviço da comunidade. Ao evento de aniversário juntaram-se as vereadoras Filipa Fernandes e Lurdes Ferromau do município de Tomar e Elia Lopes da junta de freguesia de Paialvo.
Foi no dia 1 de maio de 1974 nasceu, numa pequena localidade da freguesia de Paialvo, o Centro Recreativo dos Trabalhadores da Peralva. Um marco importante para a época, assumindo durante muitos anos uma missão nobre: foi a biblioteca desta pequena e viva aldeia.
– Notícia desenvolvida na próxima edição
Manuel Subtil