Visita ao Museu das Azenhas em Olalhas
Centro Recreativo e Cultural de Carregueiros celebrou 45 anos de vida associativa
O Centro Recreativo e Cultural da Freguesia de Carregueiros assinalou na noite de 9 de maio, o seu 45.º aniversário com uma celebração marcada pelo convívio, partilha e espírito comunitário. Num ambiente festivo, onde não faltaram sorrisos e memórias partilhadas, a coletividade reuniu associados, amigos e habitantes locais para um lanche convívio, reforçando os laços que unem esta comunidade.
Helder Lourenço, presidente da direção, agradeceu a presença de todos neste momento, entre os quais o padre Leopoldo Gonçalves e a vice-presidente da autarquia, Filipa Fernandes.
– Notícia desenvolvida na próxima edição semanal
Carlos Gonçalves
Trail do Vale ultrapassa mil inscrições
O Trail do Vale, agendado para domingo, 18 de maio, ultrapassou a barreira das mil inscrições, cumprindo assim um dos principais objetivos definidos para esta edição. A organização está a cargo da Associação Recreativa e Cultural de Além da Ribeira, no concelho de Tomar.
A prova decorre pelos trilhos da freguesia, com destaque para a envolvente natural do Vale do Nabão, oferecendo diferentes desafios aos participantes. Estão previstos quatro percursos: uma caminhada com 12 quilómetros, um minitrail de 13 quilómetros, um trail curto de 18 quilómetros e um trail longo de 33 quilómetros.
Paialvo recria ambiente medieval com evento histórico nos dias 24 e 25 de maio
PSD e CDS-PP formalizam acordo de coligação para as eleições autárquicas de 2025 em Tomar
Bombeiros Voluntários de Constância comemoraram o seu 100.º aniversário
Os Bombeiros Voluntários de Constância comemoraram no passado dia 6 de maio, o seu 100.º aniversário. Fundados em 6 de maio de 1925, assinalaram um século de dedicação à comunidade, solidariedade e heroísmo.
As celebrações tiveram início no dia 4 com formatura geral do corpo de bombeiros e o hasteamento das bandeiras no quartel e na secção, seguido da Romagem aos Cemitérios de Santa Margarida e Praia do Ribatejo, onde foi colocada uma coroa de flores.
Posteriormente, a comitiva dirigiu-se ao Cemitério de Constância para uma homenagem, culminando com uma missa na Igreja Matriz, em memória dos bombeiros falecidos e dirigentes.
Já de regresso ao quartel teve lugar a Cerimónia de Entrega de Condecorações a alguns elementos do corpo de bombeiros ativo e do quadro de honra, seguido de um almoço convívio com bombeiros e respetivos familiares.
No passado domingo, 10 de maio, realizou-se uma cerimónia oficial com hastear das bandeiras no quartel e formatura geral no Pavilhão Municipal com receção das entidades e uma sessão solene e a bênção de duas viaturas de transporte de doentes seguido de um almoço convívio.
– Notícia desenvolvida na próxima edição semanal
Foto: Paulo Marques
Preparação da Exposição Permanente da Festa dos Tabuleiros prossegue com o contributo de antigos Mordomos
São Miguel celebra tradição com o “Almoço das Favas”
A coletividade de São Miguel, na União das Freguesias da Madalena e Beselga, realizou no domingo, 11 de maio, o seu tradicional Almoço das Favas, reunindo a comunidade em torno de um dos pratos mais emblemáticos da gastronomia local.
Jubileu Vicarial reúne comunidade da Vigararia de Tomar
Na tarde de domingo, 11 de maio, a Vigararia de Tomar celebrou o seu Jubileu Vicarial, numa cerimónia marcada pela presença da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima.
O momento solene foi presidido por D. José Traquina, Bispo da Diocese de Santarém, e contou com a participação de fiéis das várias paróquias da vigararia, que se reuniram em espírito de comunhão e fé.
Manuel Subtil
Rancho Folclórico “As Lavadeiras” de Asseiceira celebra 50 anos de história e tradição
O Rancho Folclórico “As Lavadeiras” de Asseiceira comemorou, no dia 11 de maio, meio século de existência, num almoço festivo que reuniu amigos, antigos e atuais membros, bem como diversas entidades locais.
A celebração contou com a presença do presidente da Junta de Freguesia de Asseiceira, Carlos Rodrigues, da vice-presidente do Município de Tomar, Filipa Fernandes, e do pároco Paulo Marques, entre outros convidados que fizeram questão de se associar a este momento marcante.
Em nome do rancho, Eugénia Varandas dirigiu algumas palavras de agradecimento e emoção aos presentes, sublinhando o valor da cultura popular na construção da identidade coletiva: “É com enorme alegria e gratidão que vos dou as boas-vindas a este almoço tão especial, onde celebramos meio século de história, tradição, cultura e, acima de tudo, comunidade.”
– Notícia desenvolvida na próxima edição semanal









