Entrevista: José António (RCT)
O Salão Internacional da Miniatura & Companhia regressa a Tomar nos dias 6 e 7 de junho para a sua quarta edição, consolidando-se como um dos principais encontros nacionais dedicados ao colecionismo e ao universo das miniaturas. A iniciativa decorre no Pavilhão Municipal Patrícia Sampaio e tem entrada gratuita.
Em entrevista à Rádio Cidade de Tomar e ao Jornal Cidade de Tomar, José Vaz, um dos organizadores do certame, recordou a génese do projeto, explicou a evolução do evento ao longo dos últimos anos e destacou as novidades preparadas para esta edição.
“Esta é uma história já com mais de 20 anos de participação em eventos do género, pelo país e não só”, referiu José Vaz, da organização do evento, explicando que a sua ligação ao colecionismo e às miniaturas remonta a mais de duas décadas.
A realização do salão em Tomar nasceu na sequência do Encontro de Colecionadores da cidade. Segundo explicou, durante uma visita ao evento, a então presidente da Câmara Municipal de Tomar, Anabela Freitas, mostrou interesse pelo universo das miniaturas e lançou o desafio de criar uma mostra dedicada a esta área.
“Lançou-me o desafio de realizarmos um evento do género na cidade. Na altura disse que sim, mas a ideia acabou por ficar quase esquecida”, recordou.
O projeto ganhou forma em 2023, numa primeira edição integrada no Encontro de Colecionadores organizado por Vítor Domingos. Apesar das limitações de espaço, a experiência revelou-se positiva. “Chegámos ao fim com saldo positivo”, sublinhou.
Nos anos seguintes, o certame autonomizou-se e cresceu significativamente.
Em 2024 teve como padrinho o piloto Joaquim Santos, falecido pouco antes do evento, e em 2025 decorreu já no Pavilhão Municipal Patrícia Sampaio, sob o apadrinhamento do piloto Santinho Mendes.
– Leia a entrevista completa na edição que está nas bancas.
Salão Internacional da Miniatura & Companhia regressa a Tomar no fim de semana de 6 e 7 de junho para a 4.ª edição
Relacionadas
- Advertisement -