26.8 C
Tomar

Congresso da Sopa de regresso saciou o apetite a 2600 apreciadores

Relacionadas

Elsa Ribeiro Gonçalves
Elsa Ribeiro Gonçalves
Nasceu em Tomar em 1976. Licenciada em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social do IP Lisboa. É jornalista desde 2005, sempre na imprensa regional. Mãe de uma menina, a escrita e as viagens são as suas outras grandes paixões.

Foi no sábado, 7 de maio, e com temperaturas a fazer lembrar o Verão, que a ilha do Mouchão Parque, em Tomar, foi o palco indicado para acolher a 28ª edição do Congresso da Sopa, com a organização a contabilizar mais de 2600 congressistas de todas as idades, provenientes de várias localidades nacionais e estrangeiras.

As filas formaram-se muito antes das portas abrirem, pelas 12h30, sendo que à entrada foi vendido aos participantes o kit de congressista (tigela, copo e colher) para prova das mais de 40 sopas confecionadas pelos restaurantes e associações da região aderentes, bem como dos vinhos dos produtores regionais. Apesar das mais de quatro dezenas de variedades, o certo é que o estômago dos congressistas aguenta pouco mais de que 8/9 para homens e 4/5 para as senhoras. Pelo menos, segundo os congressistas com quem falamos à saída do evento, onde existia uma torneira ara lavar a taça e os utensílios. “Consegui comer 9 sopas… um bocadinho de cada, mas foram 9”, contou Luís Dias, que escolhe as sopas a provar pelo nome da casa, sublinhando que “as da terra são as melhores”.

Mais afastados encontramos dois amigos, abrigados do calor pela sombra das árvores frondosas do Mouchão. “Depende da quantidade que coloco na taça… talvez com esta sejam 6 ou 7 mas algumas já estou a repetir”, contou Manuel Santos, que escolhe as sopas consoante referências ou sugestões que recebe.

– Leia a reportagem completa na próxima edição semanal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisement -

Últimas

Mata dos Sete Montes reabre parcialmente após nove meses de recuperação e vai ser proposta para Monumento Nacional

  A Mata Nacional dos Sete Montes, em Tomar, reabriu parcialmente ao público na segunda-feira, 26 de outubro, cerca de...

Ferreira do Zêzere já tem a sua Loja de Cidadão

  Quatro dias após ter aberto ao público, teve lugar, no dia 23 de outubro, a inauguração oficial da Loja...
- Advertisement -

Mais notícias