fbpx
16.3 C
Tomar

U. Tomar arrasador na primeira parte… carimbou passagem aos quartos de final da Taça do Ribatejo

Relacionadas

Trabalhadores da ULS Médio Tejo em greve dia 30 de abril

O Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Sul e Regiões Autónomas tem vindo a...

Alunos das escolas do concelho na Assembleia Municipal Jovem

Alunos dos dois agrupamentos de escolas do concelho de Tomar, o Agrupamento Nuno de Santa Maria e...

Oleiros: Secretário de Estado do Turismo na inauguração do Miradouro do Zebro

O Município de Oleiros inaugurou, a 25 de abril, Dia da Liberdade, uma obra “há muito aguardada”...

7.ª Peregrinação Solidaria no próximo dia 17 de maio

Um grupo de amigos tomarenses em parceria com os Agrupamentos de Escolas do Concelho, Nuno Santa Maria e...

Esta semana suplemento especial na edição impressa do “Cidade de Tomar” alusivo aos 50 anos do 25 de Abril

O 25 de abril de 1974 marcou um momento crucial na história de Portugal, com a Revolução...

Ataque simplesmente… demolidor! Num jogo com grandes golos, o U. Tomar bateu o Entroncamento por expressivo 7-2 e carimbou a passagem aos quartos de final da Taça do Ribatejo.

Os unionistas, apesar da réplica do adversário (atual líder da Série 2 do segundo escalão distrital), impuseram o seu estatuto de favoritos… logo na primeira parte!

Na fase inicial, com linhas defensivas muito subidas, o Entroncamento ainda conseguiu dificultar a construção de ataques da equipa unionista… Mas o técnico Filipe Pinto depressa ajustou a estratégia… e o primeiro golo aconteceu no minuto 12: Wemerson Silva entregou a bola a Pedro Pires, que, com um toque de habilidade, desmarcou Ricardo Pais na direita; o médio brasileiro (regressou ao clube tomarense neste inverno) adiantou-se a um adversário e rematou cruzado… Thomas Ferreira ainda tocou na bola, mas não conseguiu evitar a festa unionista.     

A postura atrevida da equipa visitante não se alterou… e chegou ao empate no minuto 23: excelente abertura de João Costa para direita… e David Martins, sem marcação, rematou cruzado… sem hipótese de defesa para Francisco Esteves.

Ricardo Pais, volvidos dois minutos, esteve perto do segundo: atirou forte da zona frontal… à trave!

Na resposta, logo no minuto imediato, após lançamento lateral na esquerda, a bola chegou a João Magalhães, que, da direita (e com a baliza meio desguarnecida), rematou… ao lado do poste esquerdo!

O susto espicaçou os unionistas, pois, a partir daqui, assistiu-se a um autêntico festival de golos: no minuto 28, num ataque pela zona frontal, o guardião Thomas Ferreira conseguiu evitar o golo, mas, na insistência, após cruzamento da direita, Siaka Bamba elevou-se na área e, de cabeça, colocou o U. Tomar novamente na frente do marcador: 2-1.  

Siaka voltou a marcar… passados apenas seis minutos: lançamento lateral na esquerda, alívio para a zona frontal… e portentoso remate, de primeira, do costa-marfinense ao ângulo superior esquerdo da baliza do Entroncamento (3-1).

Completamente atordoada, a equipa da cidade dos comboios sofreu mais… três golos até ao intervalo! O quarto golo dos unionistas surgiu passados dois minutos (36’), num rápido contra-ataque: após passe de Guilherme Graça, o brasileiro Anderson Nascimento colocou a bola na zona frontal… onde surgiu Tiago Vieira a finalizar rasteiro, para a esquerda do guarda-redes.

Mais dois minutos volvidos… e 5-1 no marcador: passe ‘açucarado’ de Wemerson Silva para a direita e, depois de ganhar avanço sobre um defesa, Pedro Pires rematou forte… fazendo a bola entrar junto ao poste esquerdo.

A contagem desta primeira parte fechou ao minuto 42: passe da direita para a esquerda e, na tentativa de cruzamento de Ricardo Pais, a bola foi travada pelo braço de Afonso Bonacho; Alexandre Sabugueiro assinalou de imediato a grande penalidade… convertida ‘à Panenka’ pelo lateral David Vieira: 6-1.

Com a passagem assegurada, o técnico Filipe Pinto fez quatro substituições (nomeadamente no ataque) logo no início da segunda parte: realce para a estreia do novo reforço unionista, João Marchão (ex-Abrantes e Benfica).

Marchão esteve perto do golo… logo no segundo minuto, mas Thomas Ferreira não permitiu festejos ao abrantino.

Apesar da diferença no marcador, a equipa do Entroncamento não baixou os braços… e reduziu a diferença no minuto 65, por João Magalhães, num chapéu perfeito a Francisco Esteves (saiu da baliza…).

Contudo, passados apenas três minutos, os visitantes ficaram reduzidos a dez elementos: João Costa, após atrito com Fábio Luzio, viu o cartão vermelho direto!

O ataque unionista continuou a criar oportunidades de golo, mas Tiago Vieira, Espadinha, João Marchão e Tiago Luzio não conseguiram bater Thomas Ferreira.

Esta segunda parte, menos interessante, valeu por mais um grande golo de Siaka Bamba, no minuto 86, completando assim o seu hat-trick: cruzamento de Ricardo Pais da esquerda… e excelente pontapé de bicicleta do costa-marfinense, sem qualquer hipótese para o guardião visitante (7-2).

Triunfo inquestionável do U. Tomar… num jogo com golos para todos os gostos!

Outros resultados desta primeira eliminatória (oitavos de final): Cartaxo-Moçarriense, 2-0; Paço dos Negros-Forense, 0-1; Alcanenense-Amiense, 1-1 (1-4 g.p.); Salvaterrense-Torres Novas, 3-3 (5-4 g.p.); Benavente-Fazendense, 1-2; Vasco da Gama-Abrantes e Benfica, 1-4; Rio Maior-Mação (16 de fevereiro, 21h00).

Os quartos de final, agendados para 6 de março, têm alguns encontros interessantes: U. Tomar-Cartaxo, Fazendense-Rio Maior/Mação, Salvaterrense-Abrantes e Benfica e Forense-Amiense.

Rio Maior empatou em Mação

Mação e Rio Maior não foram além de uma igualdade, a um golo, no passado domingo, num jogo em atraso da jornada 16 da principal divisão da Associação de Futebol de Santarém.

Este empate coloca os riomaiorenses em igualdade pontual (43) com o U. Tomar. Contudo, a equipa tomarense tem menos um jogo disputado – será em Benavente, no dia 1 de março, também para a jornada 16.

No próximo domingo, 13, na jornada 18, realce para dois embates que poderão ser decisivos na luta pelo título distrital, pois envolve os quatro primeiros classificados: Mação-U. Tomar e Fazendense-Rio Maior.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -

Últimas

Trabalhadores da ULS Médio Tejo em greve dia 30 de abril

O Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Sul e Regiões Autónomas tem vindo a...

Alunos das escolas do concelho na Assembleia Municipal Jovem

Alunos dos dois agrupamentos de escolas do concelho de Tomar, o Agrupamento Nuno de Santa Maria e...

Oleiros: Secretário de Estado do Turismo na inauguração do Miradouro do Zebro

O Município de Oleiros inaugurou, a 25 de abril, Dia da Liberdade, uma obra “há muito aguardada” e cuja requalificação torna este...

7.ª Peregrinação Solidaria no próximo dia 17 de maio

Um grupo de amigos tomarenses em parceria com os Agrupamentos de Escolas do Concelho, Nuno Santa Maria e Templários, organiza a 7.ª Peregrinação...

Esta semana suplemento especial na edição impressa do “Cidade de Tomar” alusivo aos 50 anos do 25 de Abril

O 25 de abril de 1974 marcou um momento crucial na história de Portugal, com a Revolução dos Cravos que pôs fim...

Natália Cardoso era professora na Guiné-Bissau no 25 de Abril de 1974

Falar no 25 de Abril é falar do que se sentia nas Províncias Ultramarinas por parte de militares, muitos milicianos, que nelas...
- Advertisement -

Mais notícias

- Advertisement -