Decorreu na tarde de quinta-feira, 6 de março, na Fábrica das Artes no Complexo Cultural da Levada, a apresentação pública do Sons na Adega, uma nova iniciativa do Município de Tomar em parceria com os produtores de vinho certificados pela CVR Tejo, que pretende valorizar os produtos endógenos da região através de um roteiro cultural, vínico e gastronómico.
O objetivo é que, de março a julho e de outubro a dezembro, uma adega por mês abra as suas portas oferecendo, em simultâneo, provas de vinhos, degustação de produtos regionais e momentos artísticos únicos. Mais do que um evento, Sons na Adega é uma oportunidade para mergulhar na essência dos vinhos templários, conhecendo os espaços onde a terra se transforma em sabor e tradição, num ambiente de partilha e descoberta.
Hugo Cristóvão, presidente da autarquia, referiu nesta ocasião que esta iniciativa pretende ser mais um dos instrumentos no sentido de promover “este sector da nossa atividade económica que são os vinhos e aquilo que em seu torno se pode gerar, tentando juntar à cultura do vinho outras formas de arte. “Queremos levar o cidadão a conhecer as adegas e conhecer os nossos vinhos e quem sabe, fazer alguns negócios”, disse.
Carlos Gonçalves