Realizou-se na sexta-feira, 7 de fevereiro, a cerimónia de comemoração do 130° aniversário do Estabelecimento Prisional Militar de Tomar, atualmente o único do país com estas características.
A sessão solene, presidida pelo Chefe do Estado-Maior do Exército, General Eduardo Mendes Ferrão, decorreu no auditório da Biblioteca Municipal de Tomar, à qual assistiu o Ajudante-General do Exército, o Tenente-General Boga Ribeiro, entre outras entidades, civis e militares, foi enriquecida por uma alocução alusiva à “Visão da reclusão num Presídio”, proferida pelo Coronel na Reforma Armando Marques Ramos.
Criado a 7 de fevereiro de 1895 e do qual herda o seu património histórico, o Presídio Militar passa por várias cidades e responde por vários nomes. A missão, no entanto, mantém-se a mesma: garantir o cumprimento das penas de prisão aplicadas aos militares militarizados das forças armadas e aos militares da Guarda Nacional Republicana, sendo uma unidade ímpar no país e a única das Forças Armadas com esta tarefa.
– Notícia desenvolvida na próxima edição semanal