A cantora e compositora evangélica Bahamense-americana que vive em Cem Soldos, Leona Zilphia Coakley-Spring, realizou, no passado dia 15 de dezembro, o concerto beneficente anual de Natal, no auditório Bons Sons em Cem Soldos. Os donativos reverteram a favor de APEECS de Cem Soldos e AMBESP de Frazoeira.
Estiveram presentes algumas dezenas de pessoas, apreciadoras de canções de Natal tradicionais e de outras músicas espirituais e inspiradoras especialmente pela causa de beneficente.
Em 2017, quando Leona e Terry se reformaram e se mudaram para Tomar, não parecia Natal sem os concertos, por isso todos os anos, exceto durante a epidemia de COVID, Leona realizou um concerto de Natal na zona de Tomar e doou os lucros a instituições de solidariedade locais e sociais. Esta tradição continua este ano com o 5° concerto anual realizado em Cem Soldos.
Natural das Bahamas, Leona mudou-se para a cidade de Chicago, nos Estados Unidos, aos 22 anos, com os seus três filhos pequenos. Sustentava-se a si e aos filhos trabalhando como empregada de mesa, cuidando de idosos e trabalhando com crianças deficientes. Trabalhou na escola de cosmetologia e na escola de artes performativas. Nos palcos de Chicago, iniciou uma promissora carreira de atriz, mas desistiu porque teria de deixar os filhos pequenos por longos períodos enquanto fazia digressões com peças de teatro.
Assim, pegou nos filhos e regressou às Bahamas, abrindo um salão de cabeleireiro em Nassau, no Capitólio. Mais tarde, mudou-se para Seattle, Washington, nos Estados Unidos. Aí, ensinou cosmetologia e, novamente, abriu um salão de cabeleireiro a que chamou Bahama Mama Hair Salon.
Leona vem de uma família muito musical e a música sempre fez parte da sua vida. Enquanto estava em Seattle, cantou jazz e música gospel enquanto continuava a gerir o seu salão de cabeleireiro de muito sucesso. Eventualmente, Leona decidiu-se pela música gospel e cantou como convidada em igrejas por toda a região.
Numa viagem de regresso às Bahamas em 1999 com o seu marido Terry, souberam da epidemia de SIDA que se espalhava por todo o Caribe, incluindo as Bahamas. Decidida a fazer algo para ajudar, Leona trouxe um grupo da igreja de volta ao trabalho numa colónia de leprosos abandonada que tinha sido transformada num abrigo para vítimas da SIDA. O grupo ajudou na limpeza e fez a manutenção necessária no acampamento. A Leona trouxe a sua tesoura e cortou o cabelo a todos. Mas os que sofriam de SIDA nessa altura estavam isolados e ostracizados nas Bahamas. Nos 17 anos seguintes, Leona realizou um concerto anual de Natal em Seattle e devolveu o dinheiro angariado ao AIDS Camp.
Os concertos foram gravados em vídeo e, para aumentar a consciencialização sobre a situação dos que sofrem de SIDA, foram exibidos na ZNS, a estação de televisão propriedade do governo nas Bahamas.
Paulo Marques