Realizou-se na manhã desta quarta-feira, 18 de dezembro, no Regimento de Infantaria N.º 15, em Tomar, a cerimónia de receção do Estandarte Nacional que acompanhou a 15.ª Força Nacional Destacada (FND) Conjunta, no âmbito da Multidimensional Integrated Stabilization Mission in the Central African Republic (MINUSCA) para o Teatro de Operações da República Centro-Africana.
A cerimónia militar foi presidida pelo Chefe do Estado-Maior do Exército, General, Eduardo Manuel Braga da Cruz Mendes Ferrão. “Hoje, nesta cerimónia, testemunhamos o cabal cumprimento da missão, que vai culminar com o momento da devolução do símbolo máximo da Pátria pela Força que o guardou, mas, sobretudo, que o honrou, longe do nosso país e que constituiu guia e fonte adicional de motivação e de orgulho. Será entregue à Brigada Reação Rápida para custódia permanente”, evocou.
O Comandante da 15.ª QRF/MINUSCA, Tenente Coronel de Infantaria Paraquedista Henrique Carvalho referiu que todos os que integraram esta Força, sem exceção “quiseram fazer, construir, participar e serem responsáveis”, agradecendo ao Regimento de Paraquedistas e ao Regimento de Infantaria 10, o apoio incondicional na edificação desta Força “que a todos nos orgulha e mostra que juntos iremos sempre vencer”.
A 15.ª QRF/MINUSCA esteve presente no Teatro de Operações da República Centro-Africana de junho a dezembro de 2024 e contou com a participação de 215 militares, oriundos de unidades Paraquedistas, bem como um militar da Marinha e quatro da Força Aérea, que constituíram uma Equipa de Controlo Aéreo Tático.
– Leia a notícia completa na edição de 27 de dezembro