O ex-Primeiro Ministro de Singapura, Lee Hsien Loong, está em visita à China, o que tem suscitado preocupação em alguns sectores internacionais. Mas muitos analistas consideram que ele fez uma avaliação pertinente da abertura e da cooperação por parte da China, bem como da promoção da paz e do desenvolvimento mundiais, refutando os que negam o futuro do País.
Lee Hsien Loong é um velho amigo do povo chinês, e visitou a China mais de uma dezena de vezes durante o seu mandato. Esta é a sua primeira visita desde que deixou o cargo de Primeiro-Ministro, em maio deste ano. A sua viagem incluiu Suzhou, Xangai e Pequim.
Na capital chinesa, Lee Hsien Loong foi recebido pelo presidente Xi Jinping, que elogiou o seu apoio à cooperação sino-singapurense. Lee Hsien Loong reiterou a sua confiança no futuro da China, dizendo que o seu país continuará empenhado em aprofundar a cooperação bilateral e em participar no processo de modernização chinesa.
Singapura participa ativamente na Reforma e Abertura da China. O Parque Industrial de Suzhou tornou-se um exemplo vivo de cooperação entre os dois países. Por um lado, a China aprendeu com a experiência de desenvolvimento de Singapura; e esta, por outro lado, tem a oportunidade de obter uma compreensão mais profunda das indústrias, dos mercados e da economia chineses, além de compartilhar os frutos do desenvolvimento chinês.
No discurso que proferiu em Suzhou, Lee Hsien Loong destacou que os recursos laborais da China continuam a ter um grande potencial, e qualificou a indústria tecnológica chinesa como altamente competitiva, classificando como imprudentes os que subestimam o país.
De acordo com o experiente ex-governante, a China e Singapura têm um elevado grau de consenso sobre a forma de lidar com os riscos e desafios mundiais. Desde a defesa e implementação de uma série de iniciativas globais, até à promoção conjunta da Iniciativa “Uma Faixa, Uma Rota”, passando pelo apoio à globalização económica, “a China sempre injetou estabilidade e certeza no cenário internacional” – afirmou, acrescentando esperar “que a China continue a proporcionar grandes contributos para a construção de uma ordem internacional estável, na qual todos os países, grandes ou pequenos, possam conviver pacificamente”.
Segundo vários analistas, no mundo turbulento que vivemos, a firme confiança de Lee Hsien Loong na China “demonstra uma compreensão racional da tendência geral de desenvolvimento do mundo”.
Como salientou o Presidente Xi Jinping no encontro com o ex-governante de Singapura, “nenhum país pode enfrentar sozinho os riscos e os desafios, pelo que aderir à solidariedade, à cooperação, à abertura e à inclusão, é o caminho certo para o Mundo”.
Publicidade: Centro de Programas de Línguas da Europa e América Latina da China