O projeto de requalificação da Av. Cândido Madureira, Rua dos Arcos e arruamentos do centro histórico de Tomar prevê que a Rua Infantaria 15 se transforme numa via totalmente pedonal, ou seja, esta artéria vai deixar de ter circulação automóvel, à semelhança do que acontece na Rua Serpa Pinto (Corredoura), para além de outras alterações previstas.
A intenção foi comunicada pelo presidente da autarquia, Hugo Cristóvão, durante a sessão de apresentação do projeto que decorreu na tarde de quarta-feira, 20 de novembro, e que levou muitos tomarenses ao Salão Nobre dos Paços do Concelho. “Aquilo que, de alguma forma, assumimos já com este projeto é que a Rua Infantaria XV passará mesmo a estar reservada, na maioria do tempo, à circulação pedonal, na mesma lógica daquilo que ocorre na Rua Serpa Pinto, em que há, obviamente, um horário para cargas e descargas, mas depois, no restante horário do dia estará fechada ao trânsito. Com este projeto assume-se o fecho da Rua Infantaria 15”.
“No centro histórico temos algumas ruas que já foram intervencionadas há cerca de 20 anos e, a sul, intervencionámos a Várzea Grande há alguns anos. E, portanto, entre a Várzea Grande, que é o limite do centro histórico, e esta zona mais no centro há, de facto, uma zona que estava por intervencionar que tem deficiência nas infraestruturas e de modernizar os pavimentos utilizados e a forma de circulação”, apontou, sublinhando que vai ser dividido em duas fases, no que diz respeito a obra.
– Notícia desenvolvida na próxima edição semanal