No domingo, 17 de novembro, a associação ThomarSellium organizou uma oficina de gaita-de-foles na sua sede, na Escola de S. Miguel, com o formador Eduardo Pereira. Segundo a ThomarSellium, “o Eduardo é um virtuoso gaiteiro que através da sua habilidade, da sua capacidade de ensinar e do seu entusiasmo com este instrumento, conseguiu ensinar e contagiar todos os participantes”.
A gaita-de-foles tem milhares de anos de história. Muitos associam a gaita-de-foles à Escócia, mas esta teve origem no Mediterrâneo e há muitas variações para além da gaita escocesa. A oficina focou-se essencialmente na Gaita Galega mas também se falou na Gaita Transmontana e na Gaita de Coimbra. A oficina foi bastante prática e os participantes ensaiaram as técnicas que o formador ensinou.
Esta oficina marcou o início da escola ThomarSellium que pretende ensinar artes ancestrais e fortalecer a comunidade de artistas da região, músicos e não só. Estão a ser preparadas as próximas atividades e, quem tiver interesse, pode-se inscrever em www.thomarsellium.pt/escola que, assim que haja informação das novas atividades, será convidado a participar.