Na Festa do Marmelo e Magusto Solidário, que decorreu, nos dias 8 e 9 de novembro, na tenda do mercado municipal, os participantes puderam deliciar-se com uma ampla mostra de doces e salgados, derivados do marmelo, abóbora e outros produtos, além de animação cultural.
Numa iniciativa do Município de Tomar e das entidades participantes, no âmbito da Rede Social local, o evento contou com a participação de instituições sem fins lucrativos do concelho, nomeadamente, associações culturais, recreativas e desportivas, associações de pais, IPSS e outras. O objetivo foi proporcionar a estas entidades uma oportunidade para mostrarem o trabalho que realizam, ao mesmo tempo que angariavam fundos para essa tarefa.
Na inauguração do evento, na sexta feira, o presidente da câmara, Hugo Cristóvão, salientou que “o propósito desta iniciativa é valorizar os produtos da época, locais, como o marmelo, abóbora, frutos secos, entre outros e, ao mesmo tempo, as instituições sociais aproveitarem esta oportunidade para vender os seus produtos, muitos dos quais transformados, por exemplo, em doçaria. Além dos produtos alimentares, há instituições que apresentam outros artigos realizados pelos próprios utentes, denotando-se aqui a vertente da ocupação de tempos livres e, com tudo isto, vão angariando receitas, pois as instituições sociais têm sempre dificuldades e todo o dinheiro é bem-vindo”. Para além disso, destacou o autarca a oportunidade de os utentes conviverem durante o evento e para os visitantes a possibilidade de adquirirem produtos locais. (…)
Notícia completa na edição impressa de 15 de novembro.