O Jornal “Cidade de Tomar” recebeu, esta terça feira de manhã, a visita de um grupo de alunos da Escola Profissional de Tomar (Jéssica Neto, Matilde Jesus, Tiago Oliveira, Lucas Azevedo e Dinis Sousa), representando as turmas do 1.º e 2.º B (Curso de Cozinha/Pastelaria) e do 2.º A (Curso de Artes), com o objetivo de dar a conhecer a iniciativa “Vamos recuperar os Santos”.
Esta iniciativa pretende valorizar a tradição do 1 de novembro em Portugal, ou seja, as tradições do dia de Todos-os-Santos, tradição que, segundo estes alunos, está a ser preterida para o Halloween, que não tem qualquer tradição em Portugal. “Muitos jovens não sabem o que significa o dia de Todos-os-Santos e preferem as fantasias do Halloween que é uma tradição de outros países”, afirmam.
Para divulgar esta iniciativa, os jovens do Curso de Artes realizaram um flyer com as receitas de broas de limão, de cenoura e nozes, castelares e de mel e uma breve explicação sobre o significado do dia de Todos-os-Santos. Já os alnos do Curso de Cozinha/Pastelaria “meteram as mãos na massa” e confecionaram estas deliciosas broas que andam a distribuir, juntamente com os flyers, pelas pessoas e espaços comerciais a fim de divulgar a tradição dos Santos em Portugal.
Segundo o que é divulgado neste flyer, “O feriado do Dia de Todos-os-Santos teve origem no final do segundo século. Contudo, em maio de 609, em Roma, o Papa Gregório III ordenou que ‘Todos os Santos’ fossem homenageados no primeiro dia do mês de novembro, data que perdura no tempo. Para os católicos, esta data é tempo de reflexão e gratidão, visitam-se e cuidam-se os túmulos dos entes queridos. Por tradição, no dia 1 de novembro, as crianças saem à rua em pequenos grupos para pedir o ‘Pão por Deus’ de porta em porta, enunciando em voz alta a frase: ‘Bolinhos, bolinhos à porta dos santinhos” para receberem doces, frutas e até moedas. Nesta quadra é comum prepararem-se bolos e broas com o intuito de oferecer a familiares, amigos e a quem bate à porta. Vamos recuperar a tradição?”.
Estão de parabéns estes jovens pela iniciativa.