O Mouchão Parque em Tomar ganhou mais encanto na noite de sábado, 15 de junho, com a exibição de mais de mil lanternas criadas a partir da reutilização de diversos materiais e onde a música também marcou presença. Um espetáculo que encantou os muitos visitantes que ali se deslocaram, sendo que logo junto à Roda do Mouchão se encontrava uma instalação que conferia uma luz diferente a este emblemático símbolo da cidade. O evento tinha um “bilhete de entrada” que consistia na entrega de uma pilha, rolha ou uma tampinha, para integrar uma campanha de reciclagem.
Os artistas por trás destas criações mágicas foram as crianças, sendo que este foi um projeto realizado em parceria entre o Agrupamento de Escolas Nuno de Santa Maria e o Município de Tomar. A iniciativa envolveu alunos do ensino pré-escolar, do 1º e 2º ciclos, com a colaboração dos estudantes do Curso Profissional Técnico de Multimédia.
“Jardim de Luz é um projeto interdisciplinar no âmbito da educação Ambiental e desenvolvimento Sustentável. Aquilo que vemos aqui são mais de mil lanternas feitas com material reciclado de diversa natureza e elaborado por alunos do pré-escolar, 1.º e 2.º ciclo do Agrupamento de Escolas Nuno de Santa Maria, sendo que o coordenador do projeto é o professor Eduardo Mendes”, explicou Maria Celeste Sousa, diretora do Agrupamento.
Elsa Ribeiro Gonçalves
– Notícia completa na próxima edição semanal