4.1 C
Tomar

ULS Médio Tejo apela à dádiva benévola de sangue pelos mais jovens

Relacionadas

A Unidade Local de Saúde do Médio Tejo (ULS Médio Tejo) lança um apelo a uma maior mobilização dos mais jovens para dádiva benévola de sangue, pela ocasião do Dia Mundial do Dador de Sangue. Esta efeméride, que se assinala a 14 de junho, foi estabelecida há precisamente vinte anos pela Organização Mundial da Saúde (OMS), para alertar as consciências para a necessidade de cada um de nós poder dar um pouco de si para salvar vidas, apoiando os profissionais de saúde nesta missão.

Para tornar o ato de doar sangue mais fácil para a população, o Serviço de Imunohemoterapia da Unidade de Tomar vai estar de portas abertas este sábado, 15 de junho, das 09h às 12h30. No sábado seguinte, 22 de junho, o Serviço de Imunohematerapia da Unidade de Abrantes está de portas abertas para acolher os dadores benévolos de sangue no mesmo horário (das 09h às 12h30). Doar sangue é um ato seguro, simples e rápido. O processo leva ao todo cerca de 30 minutos e não causa qualquer tipo de dor ou desconforto e qualquer pessoa saudável, entre os 18 e os 65 anos, pode doar sangue.

Durante o ano passado, a Unidade Local de Saúde do Médio Tejo acolheu 4.327 dadores benévolos de sangue, que foram responsáveis por mais de seis mil dádivas de sangue nas suas três unidades hospitalares, localizadas em Abrantes, Tomar e Torres Novas. Destes, apenas 449 tinham idade entre os 18 e os 24 anos. Apesar da existência de dois polos universitários em Abrantes e Tomar, houve a registar apenas 83 e 126 dadores, respetivamente, com idade entre os 18 e 24 anos. Esta é uma realidade que a ULS Médio Tejo desafia os jovens a inverter, este verão, quando o período letivo já findou, aumentando assim exponencialmente as dádivas nos grupos etários mais jovens da região e as reservas de sangue disponíveis.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -

Últimas

Lançamento do XVIII volume da coleção “Sistemas de Construção” do professor Jorge Mascarenhas na Ordem dos Arquitectos

O XVIII volume da coleção “Sistemas de Construção”, da autoria do professor Jorge Mascarenhas, professor no Instituto Politécnico de...

Oficina de Cestaria e Latoaria abre portas no Convento de S. Francisco

No Convento de S. Francisco, em Tomar, será inaugurado a 18 de janeiro, sábado, pelas 16h00, um novo espaço oficinal...
- Advertisement -

Mais notícias