fbpx
17.3 C
Tomar

Convento de Cristo acolhe XVIII FESTAMBO no dia 10 de junho

Relacionadas


O Convento de Cristo recebe OTONIFONIAS – Celebrando a música portuguesa, no centenário de Joly Braga Santos, no dia 10 de junho, pelas 16h30, no Claustro Principal.

O FESTAMBO é um festival artístico anual promovido pela Academia de Música Banda de Ourém (AMBO), já manifestamente enraizado na cultura ouriense e desta região.

A edição de 2024 teve início a 5 de maio e termina a 10 de junho e embora seja um festival marcadamente centrado na música em diversos géneros e origens, envolve ainda teatro, dança e poesia.

Contando com 10 eventos que envolverão cerca de 600 artistas, o festival tem o seu encerramento agendado para 10 de junho, no Convento de Cristo, com a Orquestra de Sopros de Ourém, a Camerata Oureana e a solista Irene Lima (violoncelo) a celebrarem o centenário do nascimento do compositor e maestro Joly Braga Santos.

“Comemorar o dia de Portugal é sem dúvida reconhecer e promover todo o património cultural, que ajudou a criar a identidade deste jardim à beira-mar plantado.

No universo da música foram vários os compositores que quiseram honrar o património nacional e o introduziram nas suas obras, usando as mais variadas formas de expressão. Neste concerto, a Orquestra de Sopros de Ourém apresenta alguns desses compositores, com especial destaque para Joly Braga Santos que celebraria este ano o seu centenário.

Otonifonias é a obra que cria o fio condutor deste programa. Os seus quatro andamentos apresentam-nos diferentes paisagens sonoras que vão da serenidade da planície alentejana à dança popular presente nas diversas romarias portuguesas.

Carlos Seixas, aqui revisitado por Sérgio Azevedo, Vianna da Motta, Vítor Santos e Nelson Jesus, serão os outros compositores que acompanharão o nosso homenageado, aos quais se junta também a ilustre violoncelista Irene Lima em duas obras dedicadas a este instrumento.

Será um programa que levará o ouvinte a viajar pela história da música portuguesa, através de diferentes gerações de compositores e variadas estéticas musicais”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisement -

Últimas

Investidores internacionais confiam no mercado chinês

As autoridades chinesas acabam de divulgar (no dia 17 de Junho corrente) o desempenho da economia daquele país no...

“Jardim de Luz” deu mais encanto noturno ao Mouchão

O Mouchão Parque em Tomar ganhou mais encanto na noite de sábado, 15 de junho, com a exibição de...
- Advertisement -

Mais notícias