9.5 C
Tomar

Ricardo Cardoso, no jantar do 109.º aniversário do Sp. Tomar, pediu “mais apoios, mais investimento” para a equipa sénior

Relacionadas

Associação Cultural e Recreativa da Póvoa celebrou 41 anos com muito dinamismo

A Associação Cultural e Recreativa da Póvoa, na União de Freguesias de Além da Ribeira e Pedreira, comemorou, no...

Convento de Cristo acolheu lançamento do livro “O Segredo de Tomar”

Tomar viveu uma tarde especial, no sábado, 15 de março, com a apresentação do livro “O Segredo de Tomar”,...

Câmara de Tomar aprova cerca de 550 mil euros em subsídios para as coletividades do concelho

A Câmara Municipal de Tomar aprovou, no dia 17 de março, a distribuição de subsídios anuais às coletividades do...

Protocolo viabiliza a digitalização de 90 anos de edições do Jornal Cidade de Tomar

O Jornal Cidade de Tomar celebrou na segunda-feira, 17 de março, o seu 90.º aniversário com mais um passo...

Nasceu quando foi publicado o primeiro “Cidade de Tomar”

Manuel Nunes nasceu em janeiro de 1935, em Calçadas, Tomar. Dois meses depois, nascia o jornal “Cidade Tomar”. Meninos...

Cerca de 200 pessoas – associados, adeptos, amigos, atletas, treinadores, dirigentes… – reuniram-se no passado sábado, 9 de março, no restaurante ‘A Familiar’, no jantar comemorativo do 109.º aniversário do Sp. Tomar (a data de fundação é, efetivamente, 26 de fevereiro).

Hugo Cristóvão, presidente da Câmara de Tomar, Jorge Ricardo Marques, segretário-geral da Federação de Patinagem de Portugal, Paulo Brás, presidente de Associação de Patinagem do Ribatejo, Joaquim Sousa Ribeiro, presidente da Associação Nacional de Clubes de Patinagem (ANACP), e Augusto Barros, presidente de Junta de São João Baptista e Santa Maria dos Olivais, foram os convidados para a mesa de honra desta celebração dos 109 anos de existência do clube tomarense.

Como é habitual, o jantar serviu também para homenagear os atletas que se destacaram em duas modalidades.

À jovem Maria Rafaela Marques, campeã nacional de Sub-15 de hóquei em patins em 2022/23 – com a Biblioteca de Valado dos Frades (emprestada pelo Sp. Tomar), sendo, inclusive, a autora do golo da vitória (0-1) na final do campeonato, diante do Gulpilhares -, foi atribuído o Prémio Dedicação 2023/24 (troféu e diploma).

António Marante, guarda-redes tomarense de 22 anos, formado no Sp. Tomar e titular na equipa principal desde a época 2022/23 – e vencedor, nessa mesma temporada, da Taça de Portugal -, recebeu o Prémio Revelação 2023/24 (troféu e diploma).

Homenagem (com diploma) à equipa de hóquei em patins do escalão de Sub-13 – formada por Guilherme Jesuíno, Miguel Bernardes, Santiago Pereira, João Graça, Miguel Albino, Henrique Caixeiro, Vasco António, Guilherme Infante, Francisco Nunes, Afonso Nobre e João Fernandes -, e aos respetivos treinadores, Pedro Nobre e João Rui Graça, pelo recente título de campeã regional (associações do Ribatejo e Leiria) desta época.

Foram ainda devidamente realçados os apuramentos das equipas de Sub-13 e de Sub-17 para os respetivos campeonatos nacionais.

Homenagem (com diploma) também aos atletas de patinagem artística, pelos títulos de campeão distrital (coletivo e, em alguns casos, individual), Lara Reis, Gabriela Brites, Clara Galvão (também campeãs de torneio nacional), Laura Barquinha, Inês Moura, Lara Maia, Ema Gonçalves, Beatriz Costa, Matilde Silva, Matilde Costa, Leonor Bugada, Íris Rodrigues, Camila Vieira, Adriana Gameiro, Mariana Guia e Gonçalo Rodrigues.

Antes dos parabéns e da partilha do bolo de aniversário, houve os tradicionais discursos.

Hugo Costa, presidente da Assembleia Geral do Sp. Tomar, destacou o “ano de muitas conquistas… ainda não tínhamos vencido a Taça de Portugal, por exemplo… de muito trabalho, difícil, diário, de todas as secções”, sem esquecer o trabalho feito pelos órgãos sociais.

O presidente Hugo Cristóvão, “em nome do Município”, agradeceu o trabalho de todos ao longo destes últimos anos e as alegrias que o clube tem dado aos tomarenses nas várias competições: Referiu que, “mais do que os feitos desportivos, a dignidade e o caráter que a equipa sénior e as da formação têm demonstrado em rinque”, mostram e engrandecem “o nome de Tomar”.

“Todas as instituições têm as suas dificuldades. Há contas para pagar ao fim do mês. E, por isso, realço o esforço que a Direção, os corpos sociais, têm vindo a fazer para manter a qualidade, garantindo a sustentabilidade. O Município tem feito um esforço grande, nestes últimos anos, para ajudar… e queremos continuar a fazê-lo. Mas, obviamente, o Município também tem de garantir essa capacidade, sabendo que há outras ‘portas’ onde acudir. Temos de ir fazendo o esforço de perceber, em cada ano, o que é possível… que caminho é possível fazer”, considerou o autarca.

Ricardo Cardoso, presidente do Sp. Tomar, realçou os recentes êxitos nas várias modalidades, mas avisou que o clube “vive com dificuldades”: “Esta é uma zona com pouco apoio empresarial. 109 anos de altos e baixos…  Neste momento estamos a viver um momento alto. Muito alto, mesmo, com a equipa de hóquei sénior. Há um ano, alguém disse que ‘algo de grande está para acontecer em breve’ no hóquei em patins sénior. Disse… e cumpriu. Escreveu-se uma das páginas mais bonitas da história do clube… que foi a conquista Taça de Portugal. Mas isso só foi possível porque os sócios, os tomarenses, se envolveram de uma maneira extraordinária. Tomar encheu-se de alegria. Foi um fim de semana fantástico… prometido pelo nosso treinador. O hóquei sénior é a bandeira do clube… e cada ano consegue subir mais um degrau. E este ano queremos mais. Não entrámos nos oito primeiros da Europa por muito pouco. Não ficámos felizes, porque queríamos mais. Queremos sempre mais. Mas precisamos de mais apoios, mais investimento, para mantermos a equipa sénior a este nível; consolidá-la entre os melhores. É isso que procuramos todos os dias… envolvendo cada vez mais pessoas e instituições. Este grupo merece… por tudo o que tem feito pelo clube, pela cidade, pela região”.

Avisou ainda que o hóquei sénior do Sp. Tomar “não tem futuro” se não for alimentado pela formação, que foi “muito abalada” pela pandemia. “É preciso fazê-la crescer novamente”, avisou o dirigente.  

Destacou ainda a criação, há seis meses, da secção de bilhar, que já tem um equipa federada, ajudando a dar uma maior dinâmica à sede social do clube.

Texto: Jorge Ramos

Foto: JMFS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -

Últimas

Associação Cultural e Recreativa da Póvoa celebrou 41 anos com muito dinamismo

A Associação Cultural e Recreativa da Póvoa, na União de Freguesias de Além da Ribeira e Pedreira, comemorou, no...

Convento de Cristo acolheu lançamento do livro “O Segredo de Tomar”

Tomar viveu uma tarde especial, no sábado, 15 de março, com a apresentação do livro “O Segredo de Tomar”,...

Câmara de Tomar aprova cerca de 550 mil euros em subsídios para as coletividades do concelho

A Câmara Municipal de Tomar aprovou, no dia 17 de março, a distribuição de subsídios anuais às coletividades do concelho. No total, foram contempladas...

Protocolo viabiliza a digitalização de 90 anos de edições do Jornal Cidade de Tomar

O Jornal Cidade de Tomar celebrou na segunda-feira, 17 de março, o seu 90.º aniversário com mais um passo histórico: a assinatura de um...

Nasceu quando foi publicado o primeiro “Cidade de Tomar”

Manuel Nunes nasceu em janeiro de 1935, em Calçadas, Tomar. Dois meses depois, nascia o jornal “Cidade Tomar”. Meninos e moços, ele foi crescendo,...

Grandes Noites do fado e poesia: o fado aconteceu na cidade de Tomar!

Cerca de 150 pessoas participaram na grande “Noites do fado e poesia”, organizada pelo Programa “Noites do Fado” da Rádio Cidade de Tomar, na...
- Advertisement -

Mais notícias