Embora já com o destino traçado, a descida/regresso às competições distritais, o U. Tomar mostrou grande caráter e brio… e somou o quinto triunfo (todos em casa) no Campeonato de Portugal.
Depois de seis derrotas seguidas, a equipa unionista venceu o Alverca ‘B’, por 1-0, na tarde de sábado, 9 de março, para a jornada 23 da Série C da competição nacional.
É verdade que o Alverca ‘B’ vinha de cinco derrotas seguidas – três na mesma semana, em fevereiro, diante dos candidatos Marinhense (0-1), Lusitânia (1-0) e U. Santarém (3-1), seguidas de mais duas em casa, frente a Mortágua (1-2) e Sertanense (0-1) – e ainda ‘perdeu’ o goleador Rodrigo Freitas para a equipa principal.
Mas o U. Tomar também tinha grandes limitações: em relação ao jogo da primeira volta – derrota por expressivo 5-1 -, por exemplo, faltavam 10 jogadores: Caio Pinho, Guilherme Barros, Patrick Igwe, Eric Sousa e Hélio Ocante saíram… e Quim Zé, Leandro Filipe, Arthur Silva, Anderson Nascimento e Tiago Vieira estão lesionados!
Querendo dar um safanão na crise, a equipa de Alverca entrou ao ataque… e, logo na fase inicial, criou três oportunidades de golo: Afonso Vagarinho (5’), José ‘Djé’ Tavares (10’) e Tibério Cunha (13’) não acertaram na baliza!
No outro lado, a resposta unionista, por Guilherme Camargo (15’) e Diogo Veríssimo (17’), não chegou para assustar o guardião Rodrigo Santos.
Luís Sousa, já numa fase de maior equilíbrio, negou o golo a Gustavo Godinho (18’) e Afonso Vagarinho (25’).
A equipa visitante voltou a assumir maior presença atacante na reta final da primeira parte… mas não conseguiu criar grandes problemas à defesa tomarense.
O segundo tempo começou com chuva… e também sob o domínio do Alverca. Logo no segundo minuto, após remate da esquerda, Nuno Rodrigues safou a bola da área… O capitão Pedro Henriques, no minuto 54, avançou no terreno e atirou forte… para defesa do guardião unionista. Djé, já no minuto 62, também rematou da zona frontal… ao lado da baliza!
Volvidos quatro minutos (66’), surgiu o único golo do encontro: Guilherme Graça entrou na área pela esquerda e, de perto da linha de fundo, colocou a bola na zona frontal… onde o reforço Juan Pablo Mosquera apareceu a finalizar, sem hipóteses de defesa para Rodrigo Santos.
Luís Sousa, passados cinco minutos, negou o empate a Francisco Moura, em remate da direita.
A reação do Alverca ‘obrigou’ a equipa tomarense a recuar no terreno. Mas os unionistas defenderam a magra vantagem com afinco e determinação… não permitindo grandes situações de perigo para a sua baliza.
E, já no minuto 82, após passe vertical de Guilherme Graça, o colombiano Juan Mosquera… não conseguiu ultrapassar o guarda-redes, perdendo a oportunidade de bisar, no segundo encontro com a camisola unionista.
Arbitragem positiva.
O próximo desafio do U. Tomar será também em casa, no domingo, 17, diante do Sertanense (15h00.
Texto: Jorge Ramos
Foto: JMFS