fbpx
8.6 C
Tomar

NERSANT reforça apoio ao empreendedorismo com inauguração da Startup NERSANT – Torres Novas

Relacionadas

Trabalhadores da ULS Médio Tejo em greve dia 30 de abril

O Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Sul e Regiões Autónomas tem vindo a...

Alunos das escolas do concelho na Assembleia Municipal Jovem

Alunos dos dois agrupamentos de escolas do concelho de Tomar, o Agrupamento Nuno de Santa Maria e...

Oleiros: Secretário de Estado do Turismo na inauguração do Miradouro do Zebro

O Município de Oleiros inaugurou, a 25 de abril, Dia da Liberdade, uma obra “há muito aguardada”...

7.ª Peregrinação Solidaria no próximo dia 17 de maio

Um grupo de amigos tomarenses em parceria com os Agrupamentos de Escolas do Concelho, Nuno Santa Maria e...

Esta semana suplemento especial na edição impressa do “Cidade de Tomar” alusivo aos 50 anos do 25 de Abril

O 25 de abril de 1974 marcou um momento crucial na história de Portugal, com a Revolução...

A NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém, inaugurou hoje a Startup NERSANT – Torres Novas, incubadora de empresas que pretende ser um polo dinamizador do empreendedorismo e da iniciativa empresarial na região do Ribatejo. A Startup NERSANT – Torres Novas junta-se à rede de incubadoras da NERSANT, que já inclui infraestruturas em Santarém, Ourém e Alcanena.

O apoio ao empreendedorismo e criação de empresas continua a ser uma das prioridades da NERSANT, tendo a associação decidido colocar o seu pavilhão de exposições à disposição da iniciativa empresarial da região, através da sua reconversão numa nova infraestrutura de incubação e aceleração de empresas, nomeada Startup NERSANT – Torres Novas.

Este novo espaço de acolhimento empresarial – onde já estão incubadas empresas – tem como missão a promoção do desenvolvimento económico do Ribatejo, incentivando quer empreendedores, quer empresas a investir e dinamizar a sua atividade económica nesta região.

A abertura desta nova incubadora NERSANT – que integra, a par das restantes startups da associação, a rede RNI – Portugal Incubators da Startup Portugal – representa um marco na promoção da inovação e crescimento empresarial na região, refletindo a missão da associação em impulsionar a criação e crescimento de empresas inovadoras. A nova incubadora oferece um ambiente propício ao desenvolvimento de startups, proporcionando não apenas espaços físicos para a instalação de negócios, mas também a possibilidade de pré-incubação – apoio técnico e mentoria à criação dos negócios – incubação virtual e cowork, bem como salas de reuniões e infraestruturas de apoio à iniciativa empresarial.

Na cerimónia de inauguração, o Presidente da Direção da NERSANT, António Pedroso Leal, afirmou que a NERSANT continua a estar ao lado das empresas, destacando o simbolismo desta inauguração. “Aqui foi criada e instalada, neste pavilhão de exposições, a NERSANT, com atividade multidisciplinar no desenvolvimento do tecido empresarial, associação que paulatinamente foi sedimentando a sua relação de proximidade e de serviço à comunidade”, “pelo que é com grande orgulho que estamos hoje aqui para inaugurar mais uma das nossas iniciativas direcionadas para as novas empresas e para os empresários e jovens empresários, abrindo também espaço para receber empresas que pretendam usufruir do nosso conhecimento e ajuda, no que concerne à atividade empresarial, nas suas diversas áreas e vertentes”.

António Pedroso Leal prosseguiu o seu discurso ressalvando a importância da criação de parcerias e sinergias entre os diversos atores regionais. “Pretendemos expandir este projeto, projetando a existência de uma rede que interligue estabelecimentos de ensino – profissionais e superiores – empresas e municípios, num esforço conjunto para manter na região a força de trabalho absolutamente necessária ao nosso desenvolvimento”. “A NERSANT estará sempre disponível para estabelecer e aprofundar parcerias, permitindo rentabilizar os esforços de todos e assim permitir o nosso crescimento em conjunto”, concluiu.

O Presidente da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, Manuel Valamatos, partilhou a perspetiva da CIMT sobre a iniciativa, destacando o alinhamento com os esforços regionais para impulsionar a inovação, o empreendedorismo e o desenvolvimento económico. “Neste dia importante, congratulo a associação pela excelente remodelação deste espaço onde nasceu a NERSANT”, começou por dizer, admitindo estarmos perante “tempos desafiantes, que só serão mitigados em conjunto e com a uma NERSANT ativa, viva e sensível ao tecido empresarial”.

O Presidente da Câmara Municipal de Torres Novas, Pedro Ferreira, enfatizou a visão da autarquia em relação ao projeto e a sua importância para o desenvolvimento local, tendo afirmado que o Município está já a trabalhar em parceria com a NERSANT no âmbito do apoio ao empreendedorismo. Classificou esta aposta da NERSANT como “um pequeno grande passo” e congratulou a iniciativa, que vem reforçar o apoio aos empreendedores e empresas que se pretendam instalar na região.

De referir que a NERSANT é líder no apoio ao empreendedorismo e criação de empresas, dispondo de um programa de apoio técnico e consultoria para a criação, maturação e acompanhamento pós-início de atividade de novos negócios, que pretende não só ajudar trabalhar ideias de negócio, mas também ajudar a criar novas empresas na região do Ribatejo.

A necessidade de incubação de empresas com condições vantajosas para novos empresários, surgiu como uma necessidade subsequente desta estratégica, com a associação a criar a sua primeira incubadora de empresas – a Startup Santarém – , no ano de 2016, seguindo-se a criação da Startup Ourém e da Startup Alcanena, a que se junta agora a Startup NERSANT – Torres Novas, todas elas certificadas pela rede de incubadoras de empresas da Startup Portugal.

Entre 2013 e 2022, a NERSANT acompanhou a realização de cerca de 3.503 ideias de negócio, apoiou a criação de 690 empresas e incubou 92 novas empresas na sua rede de Startups, incluindo 25 projetos internacionais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -

Últimas

Trabalhadores da ULS Médio Tejo em greve dia 30 de abril

O Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Sul e Regiões Autónomas tem vindo a...

Alunos das escolas do concelho na Assembleia Municipal Jovem

Alunos dos dois agrupamentos de escolas do concelho de Tomar, o Agrupamento Nuno de Santa Maria e...

Oleiros: Secretário de Estado do Turismo na inauguração do Miradouro do Zebro

O Município de Oleiros inaugurou, a 25 de abril, Dia da Liberdade, uma obra “há muito aguardada” e cuja requalificação torna este...

7.ª Peregrinação Solidaria no próximo dia 17 de maio

Um grupo de amigos tomarenses em parceria com os Agrupamentos de Escolas do Concelho, Nuno Santa Maria e Templários, organiza a 7.ª Peregrinação...

Esta semana suplemento especial na edição impressa do “Cidade de Tomar” alusivo aos 50 anos do 25 de Abril

O 25 de abril de 1974 marcou um momento crucial na história de Portugal, com a Revolução dos Cravos que pôs fim...

Natália Cardoso era professora na Guiné-Bissau no 25 de Abril de 1974

Falar no 25 de Abril é falar do que se sentia nas Províncias Ultramarinas por parte de militares, muitos milicianos, que nelas...
- Advertisement -

Mais notícias

- Advertisement -