O Projeto Learning From the Extremes que teve início em fevereiro de 2022, com cofinanciamento da União Europeia, e que beneficiou 5 escolas, no total de 5 salas de Jardim de Infância e 7 salas de Ensino básico, das extremidades do Agrupamento de Escolas dos Templários e realizou no passado sábado, dia 25 de novembro, no Gavião, no auditório da Incubadora de Empresas do Gavião, o 2.º encontro nacional de Escolas LFE Portuguesas.
Estiveram presentes neste Encontro a Drª Rosa Doran, Drª Maria Luísa Almeida, Drº Álvaro Folhas, e Drª Carlos Santos pelo NUCLIO, pela DGE Drº Luís Guerra e a Drª Ana Luísa Santos. A Escola acolhedora deste encontro foi o Agrupamento de Escolas do Gavião que se fez representar pelo Diretor Paulo Pires e sub-diretora Genoveva Belona.
Durante este encontro foram apresentados 13 projetos, desenvolvidos no âmbito oficina de formação, promovida pelo projeto de forma online, correspondentes a 7 Agrupamentos de Escolas. Os mesmo abrangeram diferentes níveis de ensino, desde o pré-escolar ao ensino secundário. Estes projetos foram desenvolvidos recorrendo às ferramentas e equipamentos adquiridos no decorrer do projeto e da cooperação entre diferentes docentes.
O Agrupamento de Escolas dos Templários fez-se representar por três docentes e pela adjunta da direção e teve a oportunidade de apresentar algumas das atividades desenvolvidas pelas 4 Escolas, que se mantêm no projeto, sobre o projeto “Uma Escola pelos Direitos das Crianças”.
Haverá ainda um encontro online, em janeiro, com os coordenadores de projeto das Escolas que desenvolveram o projeto em Portugal, no qual se irá apresentar o trabalho desenvolvido.
Embora se esteja a finalizar esta edição do Projeto Learning From the Extremes, é intenção partilhar e multiplicar esta experiência com mais níveis de ensino. Não deixando de enaltecer a equipa de docentes, que de forma ativa fez com que este projeto fosse um sucesso e através do seu trabalho colaborativo, ajudaram a alcançar os indicadores e objetivos deste projeto.