12.9 C
Tomar

Feira da Golegã: de 3 a 12 de novembro o mais importante palco mundial do cavalo

Relacionadas

Ana Isabel Felício
Ana Isabel Felício
Comecei a trabalhar no Jornal Cidade de Tomar em 1999. Já lá vão uns anitos. Depois de sair da Universidade e de todas as dúvidas e dificuldades que surgem, foi-se construindo um caminho de experiência, com muitas situações, muitas pessoas, muitas aventuras e, claro, muito trabalho. Ao fim de todos estes anos, apesar de todos os percalços que a vida nos vai dando, cá estou, todos os dias a fazer o meu trabalho o melhor que sei, aprendendo com os que me rodeiam e também ensinando alguma coisa.

De 3 a 12 de novembro, todos os caminhos vão dar à Golegã, que se transforma no mais importante palco mundial do cavalo.

A Feira Nacional do Cavalo (criada em 1972), também Feira Internacional do Cavalo Lusitano, será ponto de encontro e reencontro dos mais importantes criadores nacionais e internacionais de diversas raças equestres, com especial enfoque no Cavalo Lusitano.
A cultura tradicional portuguesa estará também em destaque, com a secular Feira de São Martinho (criada em 1571) a fazer as delícias dos visitantes de todo o mundo.

A Rádio Cidade de Tomar falou com o autarca da Golegã, António Camilo, o qual revelou que este ano “as novidades são várias, não só a nível equestre em que vamos ter vários espetáculos, nomeadamente, um espetáculo da Escola Portuguesa de Arte Equestre em conjunto com a Escola de Córdoba (Espanha), como a outros níveis, exemplo da transmissão em streaming do evento, nos locais icónicos da feira, como o Largo do Arneiro, de forma a mostrar ao mundo a excelência que nos carateriza”, disse.

António Camilo referiu-se ainda à segurança, quer das pessoas, quer dos cavalos. “Estamos a viver um momento de múltiplas turbulências e queremos transmitir uma mensagem de confiança às pessoas. Teremos patrulhas veterinárias na rua para controlo de identidade e dos cavalos, devolvendo à feira a dignidade merecida”, referiu.

Segundo o autarca, “as pessoas que vão fiscalizar serão exigentes, intransigentes perante o incumprimento das regras. Estão previstas duras sanções para os transgressores”.

Outra das novidades é o regresso dos campinos ao programa da feira, com a criação do Prémio Carreira Campino e o Prémio Carlos Relvas, que irá homenagear os cavaleiros tauromáquicos de alternativa. Neste âmbito, será homenageada uma pessoa que completou, este ano, 97 anos, 90 anos de feira e 74 anos de alternativa. O estacionamento na Feira da Golegã é uma das dificuldades, no entanto, segundo o autarca, apostar num grande espaço de estacionamento para dez dias, será difícil. A alternativa tem sido, segundo o mesmo, a sensibilização das pessoas que têm terrenos muito perto da vila, para que possam disponibilizar esses espaços para estacionamento, tendo assegurado que não vão pagar qualquer tipo de licença para este efeito.(…)

Notícia completa na edição impressa de 3 de novembro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisement -

Últimas

Novo executivo define pelouros e equipa de apoio à presidência, Célia Bonet é vice-presidente

O novo Executivo Municipal de Tomar, liderado por Tiago Carrão, tomou posse para o mandato 2025-2029 e procedeu à...

“Quando desenhamos, descobrimos novas coisas”

O arquiteto e professor Jorge Mascarenhas apresenta no sábado, 8 de novembro, o seu mais recente livro, Os Segredos...
- Advertisement -

Mais notícias