“Estátua Liberdade” em Vale Venteiro: uma homenagem de um emigrante ao país que o acolheu 

0
5546

Esta réplica da Estátua da Liberdade não tem a altura total de 92,9 m, da original, nem   foi um presente de Napoleão III, como uma forma de premiação aos Estados Unidos, após uma vitória em batalha travada contra a Inglaterra, mas veio da Flórida para New York e daí despachada para Portugal.

Uma ideia do emigrante e mecânico de profissão, Firmo Silva, que a colocou no seu jardim, frente à sua moradia, pois refere: “Foram os EUA durante 43 anos o país que me acolheu e que me deu tudo o que hoje tenho”.

No dia da sua inauguração, houve convívio com a presença de amigos e convidados e hoje quem passa na estrada Póvoa para os Vales – Chãos, olha à direita e fica admirado com esta réplica, e com as bandeiras hasteadas dos EUA e de Portugal, pois nem os EUA conquistaram esta União de Freguesias de Além da Ribeira/Pedreira, e é somente uma “referência e homenagem” deste emigrante aos EUA. Nesta zona, há uma forte comunidade de emigrantes e ex-emigrantes nos EUA, bem como França e Suíça. Pode ser e já se fala, que há uma ex-emigrante na França, como forma de homenagear a França, quer colocar no seu jardim, uma réplica da Torre Eifell. A ver vamos…. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here