“A Família Costa Rosa esteve sempre presente na Festa”. Foi com estas palavras homenagem que a presidente da autarquia, Anabela Freitas, abriu a exposição inaugural da Festa dos Tabuleiros 2023, “Foi bonita a festa pá” de João Lourenço Costa Rosa, que vai estar patente na Casa Manuel Guimarães.
“Tal como um dos grandes valores da Festa dos Tabuleiros é a partilha, também a família Costa Rosa deixou a partilha da cultura no resto da sua família e hoje temos aqui o João, que continua os pergaminhos e já nos deu provas que está à altura de qualquer desafio”, disse, referindo que não havia melhor maneira de começar o programa cultural da Festa que não com uma família que sempre esteve ao lado das tradições.
Mário Formiga, Mordomo da Festa, deu os parabéns ao autor da exposição, frisando que “a Festa está na rua” apelando a que venham visitar esta exposição.
João Costa Rosa agradeceu a presença de todos e evocou a memória dos avós, considerando que foi “um privilegiado porque tive a sorte de crescer com pessoas que ensinaram a gostar da Festa e de Tomar e de poder contar com a ajuda de muitas pessoas”, acrescentando que mesmo, no dia a dia, esta é uma cidade muito rica. Em relação aos quadros, “que falam por si”, convidou a um olhar atento para descobrir os pormenores de cada obra.
c/Elsa Lourenço