Centenas de pessoas concentraram-se na tarde de sexta-feira, 7 de julho, pelas ruas da cidade para assistir ao Cortejo do Mordomo, um dos cortejos integrados no âmbito da Programação da Festa dos Tabuleiros.
Já passavam das 18h30 quando as primeiras charretes e cavaleiros chegaram à Praceta Alves Redol, antecedidos gaiteiros, a banda filarmónica, as parelhas de bois e os elementos das comissões.
Muitos tomarenses aplaudiam a passagem das charretes e dos cavaleiros, embora alguns tomarenses com quem falámos considerassem que devia ser “um cortejo com menos cavalos”.
Este cortejo simboliza a entrada na cidade dos bois do sacrifício que, em tempos idos, viriam a ser abatidos para distribuição da carne durante a segunda feira após o cortejo.
Durante a nossa reportagem não assistimos a qualquer incidente mas, posteriormente, foi-nos enviado um vídeo por parte de uma espectadora que dava conta que um cavalo teria escorregado e caído, ao início da Av. D. Ângela Tamagnini, o que causou alguma apreensão pelos presentes.
Fotos: José Ribeiro