O tomarense Raimundo Tamagnini tem participado em diferentes desafios de limite pelo mundo. Termina agora um evento único, atravessando o Oceano Atlântico a remo, numa equipa de três elementos e que teve o seu inicio em 12 de dezembro, nas Ilhas Canárias, em La Gomera.
“Sendo Português este desafio é sentido de forma especial, com uma sensação de orgulho na representação de uma nação tão identificada com o Atlântico – pela História; Cultura; Ambiente; Economia; Desporto, Gastronomia, e tantas coisas mais. Esta empresa é também sentida como uma responsabilidade, humilde, dessa identificação.”
Esta é considerada uma das grandes aventuras no nosso planeta – foram mais as pessoas que subiram ao cume do Monte Evereste, ou que tenham viajado pelo Espaço, do que as que remaram 5.000 km para atravessar o Atlantico, unindo dois Continentes a força de braços, desde La Gomera, nas Ilhas Canárias até Antigua, nas Caraíbas. A Equipa tem que autossuficiente durante a expedição, contando com a água dessalinizada a bordo para beber, a energia solar para alimentar os equipamentos eletrónicos de navegação e tendo como alimento dietas pré-preparadas e, eventualmente o que o mar possa fornecer. Tudo isto numa embarcação de apenas 8 metros – menos que o comprimento de dois carros!
Leia a notícia completa na edição impressa de 27 de janeiro.