“Uma vela a Jesus”, a tradicional Via-Sacra de quatro quilómetros no percurso dos cruzeiros de Dornes em direção ao Santuário de Nossa Senhora do Pranto, voltou, dois anos depois, a realizar-se, no passado domingo de Ramos, dia 10 de abril. Foi presidida pelo Vigário Geral da Diocese de Coimbra, o padre Manuel Ferrão.
Nesta caminhada de fé estiveram envolvidas todas as freguesias e paróquias do concelho de Ferreira do Zêzere com os grupos corais, confrarias, leitores e catequese. Este ano a novidade foi a participação dos jovens envolvidos nas Jornadas Mundiais da Juventude.
Todos os anos são várias centenas de peregrinos que em Domingo de Ramos participam nesta Via-Sacra, pelas condições físicas e naturais do percurso até ao Santuário de Nossa Senhora do Pranto. É das maiores manifestações de fé deste concelho a par dos Círios. O guião, bem alto na frente, da paróquia do Beco bem como a imagem e andor do Senhor dos Passos era da mesma paróquia. A organização foi da Associação Recreativa Filarmónica Frazoeirense e do Santuário de Nossa Senhora do Pranto de Dornes com apoio do Município de Ferreira do Zêzere, juntas de freguesia do concelho, Agrupamento de Escuteiros 988, Bombeiros Voluntários de Ferreira do Zêzere e Guarda Nacional Republicana do Posto de Ferreira. Numa excelente organização, o tema foi a guerra na Ucrânia que atormenta as pessoas, como frisou o padre Manuel Vaz Patto.