Foi inaugurada, hoje, dia 18 de março, no Complexo Cultural da Levada, a exposição de peças de colecionismo alusivas aos bombeiros, exposição integrada nas comemorações do Centenário do Corpo de Bombeiros de Município de Tomar.
A exposição conta com cerca de 1500 peças, peças que pertencem ao subchefe do Quadro de Honra, Vítor Domingos (Tita), que referiu ter uma coleção com cerca de 20 000 peças, esperando poder vir a colocá-las num futuro museu no Quartel dos Bombeiros.
A presidente da Câmara Municipal de Tomar, Anabela Freitas, referiu que os bombeiros querem manter-se sempre na génese de criação do Corpo de Salvação Pública, tendo profissionais e voluntários, o que é muito importante para que a população conheça a história dos seus bombeiros. Destacou, por isso, esta exposição como “uma pequena mostra perante o que é um vasto mundo dos bombeiros e mais um marco na comemoração do centenário”.
O comandante Humberto Morgado agradeceu a todos os munícipes o apoio e apelou para que a população visite a exposição, para que conheçam o espólio dos bombeiros. Para além desta iniciativa, o comandante avançou que no próximo dia 26, sábado, decorrerá uma conferência no âmbito, também, das Comemoração do Centenário do Corpo de Bombeiros de Município de Tomar, e o dia 2 de abril será o dia da cerimónia principal.
Esta exposição está patente até dia 3 de abril, no horário 10h00-12h30; 14h00-17h00, todos os dias.
Cláudia Gonçalves