Tomar conta com vários centros de recolha de bens essenciais para enviar para a Ucrânia. Entre muitos outros, os tomarenses podem entregar esses bens no Instituto Politécnico de Tomar, CIRE, Escolas João de Deus… os quais encaminharão os bens para locais que depois os transportarão até Lisboa para seguirem para a Ucrânia.
Os bens prioritários são kit’s de primeiros socorros, roupa interior (se possível nova), meias, roupa térmica (necessária para os civis que estão a lutar), enlatados (comida pronta a comer, mas não frascos de vidro), roupa quente. É também muito necessário, e aqui é feito um apelo junto dos laboratórios, cateteres, soro fisiológico, compressas, medicamentos.
Os centros de recolha em Tomar recebem os bens nos locais próprios, não andam de porta em porta, por isso atenção às possíveis fraudes, tendo sido avistada uma carrinha preta a pedir. Nos centros de recolha ninguém pede dinheiro, pedem-se apenas bens essenciais, por isso a população, especialmente a idosa, deve ter cuidado com as possíveis burlas.