Foi com enorme alegria que a cidade de Tomar acolheu ginastas, treinadores, juízes, dirigentes e famílias que vieram participar numa das maiores competições de ginástica acrobática da região centro do país – a sexta edição da Toneca Acro Cup.
Cerca de 600 ginastas, de 25 clubes, 62 treinadores, 22 juízes, quatro dos quais internacionais, 30 dirigentes, num total de quase 2000 pessoas, participaram com muito entusiasmo na competição organizada pelo Ginásio Clube de Tomar (GCT).
Imprescindíveis foram os cerca de 50 voluntários que colaboraram durante os dois dias de montagem e os dois dias de competição. Pais, amigos, conhecidos, alunos do Curso Profissional Técnico de Desporto, trabalhadores da Câmara de Tomar, todos ajudaram a realizar esta enorme competição. A organização contou ainda com a ajuda de muitos amigos, nas mais variadas instituições e empresas tomarenses. Sem eles, teria sido muito mais difícil.
Uma das grandes novidades deste ano foi a transmissão da prova em direto, com uma qualidade absolutamente incomum neste tipo de eventos. Para quem está habituado a ver apenas com uma única câmara de ângulo aberto, foi surpreendente ter quatro câmaras, com zoom, repetições e comentários em direto!
O prestígio desta competição está a enraizar-se… e a prova disso é a presença de um dos diretores técnicos nacionais e do próprio presidente da Federação de Ginástica de Portugal! Além, claro, da Associação de Ginástica de Santarém, que se fez representar com os seus mais altos dirigentes.
Durante dois dias, 19 e 20 de fevereiro, no Pavilhão Cidade de Tomar, foi possível assistir a uma das mais bonitas disciplinas de ginástica, com muita cor, música, alegria e um elevado nível técnico.
Os clubes aproveitam esta prova, antes das principais competições distritais e nacionais, para experimentar, em contexto competitivo, aquilo que os ginastas têm vindo a treinar ao longo da época.
Mas a preparação para esta competição foi muito difícil, para a organização e, principalmente, para os ginastas. Vivemos ainda em contexto de pandemia com constantes isolamentos, confinamentos, doentes, restrições aos treinos… Os clubes relataram as suas dificuldades, mas deixar de participar nesta prova… não era opção! Para alguns clubes, a última competição de ginástica acrobática em que participaram, foi na edição anterior da Toneca Acro Cup, em 2020.
Organizar este evento foi um enorme desafio em tempos de pandemia. A organização contou com a ajuda do ACES Médio Tejo, agradecendo, por isso, à dr.ª Maria dos Anjos Esperança, que, num dos momentos mais complexos da pandemia, acreditou também que era possível realizar a competição.
Por último, um grande agradecimento a todos os clubes… que, vindos de vários pontos do país, deixaram palavras de agradecimento e de parabéns pela organização da prova, garantindo que no próximo ano aqui estarão!
Quanto à ginastas tomarenses, que passaram pelas mesmas dificuldades dos outros clubes na sua preparação, os resultados alcançados são motivadores.
Divisão Base
Infantis
Pares femininos: Sofia Francisco/Núria Mendes – primeiro lugar.
Grupos femininos: Margarida Cotrim/Diana Alves/Alice Gaspar – terceiro; Catarina Rosa/Diana Veríssimo/Ariana Oliveira – quarto lugar.
Equipas: GCT – primeiro lugar.
Iniciados
Pares femininos: Alice Coelho/Beatriz Graça – quarto; Beatriz César/Andreia Ferreira – oitavo lugar.
Grupos femininos: Laura Gonçalves/Mariana Santos/Lara Lucas – 13.º lugar.
Equipas: GCT – quinto lugar.
Juvenis
Pares femininos: Madalena Duarte/Bruna Simões – sétimo lugar.
Grupos femininos: Leonor Bragança/Lara Neves/Beatriz Neves – primeiro; Beatriz Nunes/Marta Martins/Sofia Rego – sexto lugar.
Equipas: GCT – primeiro lugar.
Juniores
Grupos femininos: Matilde Estrela/Leonor Estrela/Sofia Graça – terceiro; Mariana Godinho/Maria Meném/Maria Sousa – quinto lugar.
Seniores
Grupos femininos: Maria Marques/Matilde Pereira/Daisy Bell – primeiro lugar.
Níveis
Nível I
Grupos femininos: Beatriz Ordonho/Ana Luísa Sousa/Clara Garcia – sexto; Luana Costa/Carolina Cotovio/Francisca Borges – sétimo; Beatriz Sintra/Sara Antunes/Lara Cerejo – 10.º; Inês Valente/Maria da Luz Escudeiro/Mariana Fidalgo – 12.º lugar.
Equipas: GCT – terceiro lugar.