Erros penalizados! Uma grande exibição do guarda-redes Pedro Henriques e a eficácia de Carlos Nicolía no aproveitamento dos deslizes do Sp. Tomar/IPT foram determinantes para a vitória do Benfica na cidade do Nabão, no passado sábado, num encontro da jornada 19 do principal campeonato nacional de hóquei em patins.
No entanto, em dia de aniversário (107 anos), foram os leões de Tomar – sem Filipe Almeida (operado a uma mão) e Lucas Honório (emprestado pelo Benfica) – que abriram o marcador, logo no minuto 5, por Pedro Martins, finalizando um contra-ataque em superioridade numérica.
A equipa tomarense, depois da pressão inicial do adversário, foi conseguindo repartir o jogo por toda a pista… mas acabou por sofrer o golo do empate à entrada do minuto 19: após remate frontal de Carlos Nicolía, a bola bateu no setique de Ivo Silva e, assim, impossibilitou a defesa de Francisco Veludo.
O empate manteve-se até ao intervalo… e, efetivamente, refletia o equilíbrio que acontecera em rinque nos primeiros 25 minutos.
Mas, logo no segundo minuto da segunda parte, Pablo Álvarez aproveitou um azar de Guilherme Silva (num ressalto, ficou sem a bola na tabela de fundo…) e serviu o também argentino Nicolía, que, sozinho, consumou a reviravolta no marcador (1-2).
Os leões de Tomar tiveram de assumir o risco perante um Benfica agora mais ‘confortável’… e que contava com o inspirado Pedro Henriques para travar vários remates com ‘selo de golo’ por parte dos tomarenses.
Nicolía (31’) e Tomás Moreira (42’) não conseguiram alterar o resultado na cobrança dos livres diretos resultantes da décima falta das duas equipas.
O terceiro golo encarnado, já no minuto 43, surgiu após nova perda de bola… desta vez de Rúben Sousa (a meio da pista): Nicolía avançou para a baliza e, com um remate rasteiro, bateu Veludo.
A reação da equipa leonina embateu, mais uma vez, no guardião internacional português, que segurou a vantagem do Benfica com algumas excelentes intervenções.
Mantendo o sétimo lugar, o Sp. Tomar/IPT tem agora menos três pontos do que o Valongo, sexto classificado… mas também menos um jogo realizado (será no dia 15 de março, em Turquel, para a jornada 14).
Na próxima quarta feira, 2 de março, o Sp. Tomar/IPT recebe a Oliveirense, em jogo referente ao oitavos de final da Taça de Portugal.
A viagem dos leões até ao Minho, para enfrentar a Juv. Viana, a contar para a jornada 20 do campeonato, será na quarta feira da próxima semana (dia 9, 21h00), devido à participação (no sábado, 5) da equipa vianense na jornada 6 da Taça WS Europe.
Outros resultados desta jornada 19: Sanjoanense-Sp. Marinhense, 5-4; Turquel-Paço de Arcos, 4-4; Ó. Barcelos-Sporting, 6-0; FC Porto-Parede, 6-0; Oliveirense-Juv. Viana, 3-4; H. Braga-Valongo, 2-3.