Uma árvore de natal muito original, feita de crochet, pode ser visitada desde quinta-feira, 2 de dezembro, na Galeria Pardelhas, na Av. Cândido Madureira, em Tomar. Trata-se de uma iniciativa que juntou cerca de 100 pessoas, sendo que cada uma contribuiu com a costura de quadrados de tricô ou crochet, numa iniciativa que se chamou “Lãs que abraçam ”
Lena Selway contou que o projeto começou quando a sua amiga Graça Costa no Natal do ano passado, publicou na sua página do facebook, uma árvore de natal semelhante, que a inspirou como artista e tricoteira profissional. Contactei-a a perguntar “se podíamos fazer acontecer em Tomar e se estaria nisso comigo e ela concordou, entusiasmada”, disse.
Para estar abrigada da chuva, e evitar que o dinheiro gasto e as horas de trabalho sejam estragados pelo vento, chuva e poeira, pensaram em expor a árvore na Galeria Pardelhas onde vai ficar protegida. Após o Natal a mesma será retirada e os quadrados vão ser transformados em mantinhas para dar a quem mais precisa.
“Em Fevereiro passado eu e a Graça iniciamos nossa página” Lãs que abraçam “e convidamos as pessoas a integrar esta cadeia de solidariedade, em 2 semanas tínhamos mais de 100 pessoas em nosso grupo. Em setembro tínhamos conseguido aproximadamente 750 quadrados, mais do que o suficiente para nossa árvore de 4m de altura. Os quadrados excedentes foram costurados em 22 mantinhas e a árvore dará mais 8 depois do Natal”, explicou.
Esta original árvore de Natal integra ainda, com a aprovação da junta S. João Batista e Sta. Maria dos Olivais, a causa “Juntos pelos Nossos 2021” sendo que existe uma caixa para donativos situada no restaurante “Mesa de Frades” onde, se as pessoas desejarem, podem fazer uma doação e esta, por sua vez, ajudará as 5 causas locais de sua campanha.